BMW M2. Segunda geração chega mais potente e a prometer melhores prestações

Com 460 cv, a segunda geração do BMW M2 vai oferecer mais potência do que a anterior, com reflexos ao nível das prestações e comportamento

Com 460 cv, a segunda geração do BMW M2 vai oferecer mais potência do que a anterior, com reflexos ao nível das prestações e comportamento dinâmico. A caixa automática é de série, mas também está disponível uma manual. A tração é traseira, à boa maneira dos desportivos da marca de Munique.

A segunda geração do BMW M2 Coupé será a última a ser lançada no mercado com motor de combustão interna por parte da divisão M da marca de Munique, saindo de cena com melhorias na potência, prestações e comportamento em comparação com a sua antecessora. 

A versão desportiva do coupé da Série 2 recebe apontamentos de estilo específicos para fazer a diferença relativamente aos restantes modelos desta gama, mas mais do que isso conta com uma nova motorização que está em linha com a tradição da insígnia M.

O novo M2 está equipado com o motor S58 da BMW para transmitir a potência às rodas traseiras. O propulsor biturbo de seis cilindros em linha e 3,0 litros desenvolve uma potência de 460 cv, isto é, mais 90 cv do que o seu antecessor, e um binário de 550 Nm. 

Caixa manual é opção

A transmissão é assegurada por uma caixa M Steptronic de oito relações com Drivelogic, mas, em opção, também está disponível uma caixa manual de seis velocidades.

LEIA TAMBÉM
Sem direito a M3. BMW apresenta edição especial M4 50 Jahre para a Europa

A versão do M2 com caixa M Steptronic permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,1 segundos e com transmissão manual demora mais 0,2 segundos (4,3 segundos). A velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h pode ser aumentada para 285 km/h se o veículo estiver equipado com o pacote opcional M Driver.

O sistema de travagem é assegurado por travões de discos de seis pinças à frente e de uma pinça atrás, pintadas em azul. O acabamento em vermelho é opcional. 

Menos 10 cm do que o M4

O novo BMW M2 também é maior do que o seu antecessor. O comprimento exterior cresceu 10,4 centímetros para 4,58 metros, a largura 3,3 centímetros para 1,89 metros, mas a altura diminui 0,76 centímetros. O construtor também aumentou a distância entre-eixos em 5,33 centímetros para 2,75 metros. Isto significa que o M2 é apenas 11 centímetros mais curto do que o M4. As vias dianteiras e traseiras também foi foram alargadas e têm as mesmas dimensões do M4.

O M2 incorpora a grelha de rim duplo da BMW, que está posicionada acima de projeção dianteira frontal, dividida em três secções. As entradas de ar melhoram as capacidades de refrigeração para os vários componentes da linha motriz e para os travões. 

VEJA GALERIA

[cycloneslider id="bmw-m2-2023_exterior"]

A secção traseira ostenta um pára-choques volumoso e um difusor que alberga as saídas de escape duplas e com duas ponteiras.

O BMW M2 será proposto em cinco cores de carroçaria: Alpine White, Sapphire metalizado, Brooklyn Grey metalizado, Toronto Red metalizado e o novo Zandvoort Blue (exclusivo do M2 de 2023).  

O coupé desportivo da Série 2 recebe jantes de liga leve pretas de 19" à frente e de 20" na traseira, mas também estão disponíveis em dois tons sem custo adicional. A dotação de série compreende a suspensão Adaptive M e o diferencial Active M.

Pacote Carbon é opção

Passando ao habitáculo, este recebe os novos bancos M Sport com um logotipo iluminado M no apoio de cabeça. A BMW vai disponibilizar pela primeira vez e em opção os bancos M Carbon, incluídos no Pacote Carbon, de que também faz parte o tecto M Carbon, o qual não só reduz o peso do veículo como o centro de gravidade. Os bancos em carbono pesam cerca de 11 quilos menos do que os de série.

VEJA GALERIA

[cycloneslider id="bmw-m2-2023_interior"]

O interior recebe o Curve Display da BMW, constituído por dois ecrãs com 12,3" e 14,9 polegadas. O condutor vai ter ao seu dispor comandos específicos M, assim como configurações e ecrãs. O menu M Setup permite regular vários sistemas do veículo como o chassis, a direção, a travagem e o controlo de tração M.

O BMW M2 será produzido na fábrica de San Luis Potosi, no México, estando previsto o seu lançamento na Europa em abril de 2023. No mercado nacional, os preços iniciam-se nos 87.500 euros.