A BMW acaba de anunciar, de forma oficial, que o último desportivo da marca com motor exclusivamente a gasolina, será oficialmente desvendado em outubro, para iniciar comercialização na primeira metade de 2023. Falamos, claro está, do futuro M2, do qual até já há fotos… de camuflado, naturalmente!
Ja descrito, pelo próprio fabricante, como o M2 "mais poderoso de sempre", a BMW divulgou, inclusivamente, a data em que tem previsto que a nova geração do pequeno desportivo chegue ao mercado: Abril de 2023.
De resto a aumentar a expectativa, surgem dados ja conhecidos como é o caso do facto deste novo M2, com o nome de código S58, estar previsto com o mesmo seis cilindros em linha 3.0 litros Twin Turbo que está disponível no M4, embora e neste caso, a anunciar, segundo algumas fontes, uma potência por acima dos 450 cv.
A somar a este argumento, uma caixa manual de seis velocidades proposta de fábrica, mas que os clientes vão poder trocar, caso o desejem, por uma transmissão automática M Steptronic de oito velocidades. Assumindo, naturalmente, o custo extra daí decorrente.
LEIA TAMBÉM
Além da caixa manual. BMW M2 será o último 'M' só com motor de combustão
Finalmente, a garantia de que o futuro M2 surgirá apenas com tracção traseira, com a BMW a prometer ainda que esta nova geração conseguirá rivalizar, em desempenho, com o anterior M2 CS.
Com a mesma travagem e pneus do M4
De destacar, ainda, o facto de contar com o mesmo sistema de travagem do M4, ao mesmo tempo que beneficiará de tejadilho em fibra de carbono, como forma de reduzir o peso total. Sendo que, para os mais exigentes, a marca alemã propõe, ainda, como opcionais, bancos dianteiros com estrutura também em fibra de carbono.
Aliás, esta solução acaba contribuindo para, além dos benefícios em termos de peso, um habitáculo a respirar competição, no qual não faltará, no entanto e igualmente, o toque tecnológico resultante do mesmo painel prolongado e curvo hoje em dia presente em praticamente todos os BMW. E do qual faz parte não somente um painel de instrumentos 100% digital, como também um generoso ecrã táctil ao serviço do mais recente sistema de infoentretenimento da marca, o iDrive8.
Segundo avança o site Motor1, que já teve oportunidade de conduzir um dos protótipos, o novo M2 deverá contar ainda, tanto com a mesma suspensão adaptativa, como com os mesmos pneus 275/35R19 à frente e 285/30R20 atrás, do M4. Motivo pelo qual o modelo também deverá ser mais largo do que as versões standard, ganhando, igualmente, uma aparência mais agressiva que, por exemplo, o M240i.
Entretanto e porque outubro ainda está longe, o mais certo é que venhamos a conhecer mais teares e imagens - camufladas?… - do próximo BMW M2…