Primeiro SUV elétrico na oferta do fabricante de Munique, o BMW iX3 acaba de ser apresentado em Portugal, embora com a chegada aos concessionários prevista apenas para fevereiro próximo. Com apenas dois níveis de equipamento e preços a partir de 72 600 €.
Numa altura em que o mercado procura formas alternativas de propulsão, a chegada do BMW iX3 permite ao SUV compacto do construtor de Munique estar presente nas quatro frentes mais populares. Gasolina, Diesel, híbrido de bateria recarregável ou elétrico puro.
Se há um BMW X3 para todos os gostos, o BMW iX3 apela àqueles que dispensam os combustíveis fósseis e os motores de combustão.
Desenvolvida sobre a base modular do X3, a versão elétrica do SUV compacto troca o motor térmico por um elétrico. No lugar do primeiro encontram-se componentes da gestão eletrónica, tendo o motor elétrico de 286 cv migrado para o eixo traseiro. Solução que, para já, inviabiliza a tração integral.
Não parece fazer falta à transmissão dos 400 Nm de binário para o solo, com o BMW iX3 a acelerar até aos 100 km/h em 6,8 segundos.
LEIA TAMBÉM
Eis o primeiro SUV elétrico da BMW. iX3 apresenta-se com 460 km de autonomia
Autonomia de 460 km
Questões relacionadas com a segurança limitam a velocidade máxima aos 180 km/h. Uma precaução necessária pois, apesar do centro de gravidade baixado 78 mm, há que contar com a inércia provocada por 518 kg de bateria.
Esta está alojada sob o piso e anuncia uma autonomia máxima de 460 km. Uma vez esgotados os 74 kWh de capacidade útil, a bateria precisa de cerca de 7,5 horas para repor a carga num carregador de 11 kW.
Com lançamento nacional agendado para fevereiro, o novo BMW iX3 vai ter apenas dois níveis de equipamento.
Os preços variam entre os 72 600 € do Inspiring e os 79 000 € do Impressive.