Depois de alguns teasers, assim como de várias fotos não-oficiais, eis que a BMW acaba de promover a apresentação oficial do seu primeiro SUV elétrico, o BMW iX3. Proposta cuja chegada ao mercado só deverá acontecer, no entanto, lá mais para o final do ano, numa configuração de apenas tracção traseira e cerca de 460 quilómetros de autonomia.
Modelo inserido numa abrangente estratégia elétrica que a BMW anunciou já pretender implementar durante a próxima década, o BMW iX3 é, assim, o primeiro SUV zero emissões do fabricante de Munique. E que, pouco mais de dois anos após ter sido dado a conhecer, ainda como concept, surge agora nas suas formas definitivas e, diga-se, com pouquíssimas alterações face ao showcar mostrado em Pequim.
LEIA TAMBÉM
Futuro BMW iX3 apanhado ao sol da Primavera… e sem camuflagem!
De resto, a reafirmação das formas desvendadas com o concept, começa, desde logo, nas rodas, as quais mantêm o design aerodinâmico, devido, segundo a BMW, ao facto de garantirem uma redução no coeficiente de arrasto, em cinco por cento. Contribuindo, assim e em conjunto com uma nova e específica grelha frontal, assim como com uma parte inferior da carroçaria totalmente plana, para um coeficiente de aerodinâmica que, neste modelo, não ultrapassa os 0.29.
Aliás e embora mantendo como base o X3 convencional, o BMW iX3 revela, igualmente, uma distância ao solo, reduzida em 74 mm.
Passando ao sistema de propulsão, a confirmação, na apresentação, daquilo que já havia sido anunciado pela BMW, ou seja, a opção por um único motor elétrico, a fazer locomover o iX3, e a enviar a potência apenas para as rodas traseiras. Deixando de fora, por exemplo e pelo menos com esta configuração, a possibilidade deste SUV elétrico poder vir a contar com uma qualquer solução de tracção integral e, consequentemente, com um versão xDrive.
282 cv de potência
Na configuração agora apresentada, a promessa de uma potência máxima de 282 cv e de um binário de 400 Nm, argumentos que deverão permitir ao iX3 acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos. Mas também atingir uma velocidade máxima limitada a 180 km/h, até por questões de autonomia.
Aliás e no que concerne à autonomia, o SUV elétrico de Munique recorre a uma bateria de 80 kWh, com uma capacidade útil de 74 kWh, para anunciar uma autonomia a rondar os 460 quilómetros, já segundo a nova norma WLTP. Valor que, diga-se, é superior ao anunciado, não só, com o concept, como também àquelas que eram, inicialmente, as expectativas divulgadas pela BMW.
Quanto ao carregamento, o sistema do iX3 está preparado para receber cargas até 150 kW, o que faz prever que, aproveitando as capacidades máximas do sistema, seja possível carregar até 80% da baterias, em 34 minutos. Sendo que, numa demonstração de que terá feito as contas, a BMW assegura que, apenas 10 minutos de carregamento, serão suficientes para, mais uma vez segundo a norma WLTP, garantir mais 100 km de autonomia.
Chega no final do ano
Produzido na China, mais concretamente em Shenyang, nas instalações da joint-venture BMW Brilliance Automotive, o BMW iX3 deverá chegar aos mercados, também europeus, lá mais para final do presente ano.
Quanto a preços, só deverão ser conhecidos mais para perto do lançamento.