BMW iX3 começa a ser produzido no verão

O crossover elétrico vai ser o primeiro modelo da nova gama de veículos elétricos da BMW. Chega no final do ano ao mercado.

Primeiro modelo da nova gama de veículos elétricos da BMW, o crossover elétrico iX3 prepara-se para entrar em produção, na China. A confirmação foi dada pela própria marca alemão, acrescentando que o modelo deverá chegar ao mercado, mais perto do final do presente ano.

No âmbito da implementação da sua estratégia de eletrificação, o BMW Group acaba de anunciar o lançamento no mercado do novo BMW iX3, no final de 2020.

A joint-venture BMW Brilliance Automotive (BBA) assegurou a produção do primeiro crossover elétrico da marca alemã, que sairá da linha de montagem da fábrica BBA Plant Padong, na China, a partir do final do verão.

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Apesar de não ser o primeiro modelo elétrico da BMW, assinala a integração de cadeias cinemáticas totalmente eletrificadas na gama da marca bávara. Este passo foi confirmado pelo registo das designações, do iX1 ao iX9.

Por sua vez, o i4 Concept confirma que a BMW está a fazer planos para concorrer com modelos como o bem-sucedido Tesla Model 3.

Nova bateria de 70 kWh

A BMW adianta, em comunicado, que os testes de homologação do novo iX3 já foram concluídos com sucesso, tendo sido submetidos os resultados às entidades de regulação dos principais mercados.

Em apenas quatro semanas foram efetuadas mais de 340 horas de testes, tendo sido percorridos mais de 7700 quilómetros.

BMW iX3 ainda camuflado

"Estamos a cumprir os prazos de pré-produção do nosso BMW iX3 e iremos começar o fabrico em série no final do verão, utilizando tecnologias avançadas como a instalação de uma nova bateria de elevada voltagem e inteligência artificial para monitorização das peças", comentou Robert Küssell, diretor da fábrica BBA Dadong.

A BMW realizou progressos significativos no desenvolvimento da cadeia cinemática, que culminou na quinta geração do sistema elétrico eDrive. Este último reúne o motor elétrico, a transmissão e a unidade de controlo eletrónica, numa nova unidade elétrica independente. A potência é alimentada por uma nova bateria que é mais compacta e tem uma capacidade de 70 kWh.

O motor elétrico, por seu lado, desenvolve uma potência de 266 cv.

Como se espera que a BMW continue a disponibilizar modelos da gama X com tração integral, existe um potencial para a instalação de dois motores elétricos, podendo ser possível chegar aos 523 cv.

Autonomia de 440 km

A BMW anuncia uma autonomia de 440 quilómetros em ciclo WLTP para esta configuração de cadeia cinemática. A bateria deverá recuperar até 80% da sua capacidade em apenas 30 minutos num posto de carga rápido.

O design do carro de produção ainda não foi revelado. Os veículos camuflados pouco revelam relativamente à versão de combustão (que também é produzida na mesma fábrica na China), com exceção de uma grelha de maiores dimensões e, naturalmente, a ausência do tubo de escape.