BMW iX2 xDrive30: Estilo próprio

Ao trocar as linhas direitas do BMW iX1 por uma carroçaria mais arredondada, o BMW iX2 troca a funcionalidade pelo estilo. Nesta versão xDrive30 tem 313 cv e 433 km de autonomia.

Ao trocar as linhas direitas do BMW iX1 por uma carroçaria mais arredondada, o BMW iX2 troca a funcionalidade pelo estilo. Nesta versão xDrive30 tem 313 cv e 433 km de autonomia.

Há muito que o conceito de SUV coupé deixou de ser novidade. Daí até ser consensual ainda há um longo caminho a percorrer. A BMW é a primeira a reconhecer que o novo iX2 não é para todos. Segue o conceito Sports Activity Coupé (SAC), estreado em 2007 com o X6, privilegiando a forma em detrimento da função. Em termos práticos, partilha a plataforma UKL2 com o BMW iX1, ao qual acrescenta 59 mm ao comprimento e 35 litros à capacidade da mala, trocando a facilidade de acesso aos lugares traseiros por uma linha de tejadilho descendente, ao estilo coupé.

Comparado com o X2 anterior cresceu em todas as dimensões: 194 mm em comprimento (4,55 m), 21mm em largura (1,85 m) e 64 mm em altura (1,56 m). As motorizações elétricas – eDrive20 com tração dianteira e 204 cv e xDrive30 com tração integral e 313 cv – são uma novidade que posiciona o iX2 como concorrente de modelos como o Audi Q4 Sportback e-tron e Volvo EC40, sem descuidar opções como o Mercedes EQA, Skoda Enyaq Coupé, Ford Mustang Mach-e, Hyundai Ioniq 5 ou Kia EV6. Contra o que seria de esperar, o Kia EV6 (49 150 €) é o único potencial concorrente com um preço inferior aos 51 100 € do BMW iX2 eDrive20.

Apesar da partilha de plataforma e soluções mecânicas, a BMW garante que os retrovisores são o único elemento exterior comum ao iX1 e iX2. Tudo o resto é específico do iX2 e essencial para desenhar um perfil aerodinâmico capaz de fixar o cd nos 0,25. A frente não escapa à grelha com moldura iluminada, flanqueada por óticas de desenho duplo. O mesmo tema é utilizado na traseira para realçar a largura. As jantes de 20 polegadas, com borrachas Pirelli PZero 245/40, dominam o perfil do iX2.

Conforto moderado

Na realidade, o perfil do iX2 é marcado pela linha do tejadilho. A curva estilo coupé é elegante. No entanto, o ângulo fechado que cria em relação aos bancos traseiros obriga os ocupantes a baixar muito a cabeça quando entram. A saída, talvez por já ter dado uma cabeçada na entrada, é mais fácil. Outra limitação do estilo SAC é o espaço para a cabeça nos lugares traseiros. Os passageiros de maior estatura não evitam tocar o forro do tejadilho com a cabeça, situação que não se verifica no iX1.

Essencial para definir a habitabilidade traseira, o espaço para as pernas é razoável. A arquitetura multienergia não permite criar um piso totalmente plano o que, juntamente com as volumosas saídas da climatização, condiciona o lugar central. Para compensar, as costas rebatem 40:20:40 para ampliar os 525 litros da mala até um máximo de 1400 l. O piso fica plano e esconde um compartimento para arrumar os cabos do carregador.

Bancos desportivos, com múltiplas regulações elétricas, facilitam o ajuste da posição de condução. Esta é elevada, por inerência da estatura do iX2, sem proporcionar o campo de visão desimpedido caraterístico dos SUV. Enquanto os pilares A finos ajudam a ampliar a visão dianteira, a linha de cintura elevada limita a visão lateral e traseira. Os sensores de estacionamento e as câmaras ajudam nas manobras, mas há cruzamentos onde se agradecia melhor visão periférica.

Ao contrário da carroçaria, o interior do iX2 parece decalcado do iX1. A secção dianteira é dominada pelo Live Cockpit Plus, composto por um painel de instrumentos com 10,25 polegadas e um ecrã tátil de 10,7 polegadas unidos num mostrador único. Não sendo novidade, já se sabe que a leitura é boa, a interação com os menus razoável e que não há atalhos para as funcionalidades básicas como a climatização. O carregador sem fios está muito bem posicionado no tablier e a consola central flutuante é mais uma solução que privilegia a forma à função.

Vontade de acelerar

Independentemente de alimentar um motor dianteiro de 204 cv ou dois motores de 190 cv com uma potência combinada de 313 cv, a bateria do BMW iX2 tem sempre 64,8 kWh (65,6 kWh úteis). A diferença de autonomia não é significativa, com o eDrive20 a anunciar 478 km face os 433 km deste xDrive30. Embora os 313 cv posicionem o iX2 no patamar dos desportivos compactos, como a carroçaria coupé tão bem sugere, o peso superior a duas toneladas vem refrear os ânimos.

Não é falta de vontade. O iX2 xDrive30 acelera até aos 100 km/h em 5,6 segundos. É falta de capacidade. Primeiro impressiona pela facilidade como ganha velocidade depois de selecionar o modo Sport, pressionar a patilha Boost no lado esquerdo do volante e esmagar o acelerador. O iX2 dá um salto em frente, mantendo esse balanço até atingir velocidades próprias de autoestrada. Corre tudo se o piso for perfeito. Os primeiros remendos e buracos vão atacar a direção e os amortecedores submetendo o interior a vigorosas sacudidelas.

Nem vale a pena procurar conforto nos modos mais suaves da suspensão adaptativa M. O iX2 pisa sempre firme. O que é bom quando o asfalto é novo e a tração integral é garantia de velocidades elevadas em curva. Nestas condições supera a maioria dos concorrentes. No entanto, apesar de ser fácil de posicionar e previsível, a sensibilidade ao estado do piso compromete a condução perto dos limites. A firmeza do pisar também não faz do iX2 xDrive30 uma boa opção para viagens longas. Condição agravada pelo ruído de rolamento a velocidades de autoestrada.

VEREDITO

Embora o acerto da suspensão não desiluda durante um eventual track day, o BMW iX2 xDrive30 está longe de ser um desportivo. Deve ser conduzido com moderação, em nome do conforto e da autonomia. Os 433 km rapidamente se transformam em menos de 350 km. Com calma é possível igualar a média oficial, mas não é fácil. Com carregador interno de 11 kW (22 kW como opção) e possibilidade de receber até 130 kW de corrente contínua é capaz de carregar a bateria dos dez aos 80% em 29 minutos. Um intervalo de tempo semelhante ao do Audi Q4 Sportback etron e do Volvo EC40, embora ambos anunciem autonomia superior a 500 km.

FICHA TÉCNICA

BMW iX2 xDrive30

PREÇO 57 600 € (79 396 € versão ensaiada)

MOTOR 2 X Elétrico

POTÊNCIA 313 cv

BINÁRIO 394 Nm

TRANSMISSÃO Integral; Auto 1 vel.

COMP./LARG./ALT. 4,55/1,85/1,56 M

DISTÂNCIA ENTRE-EIXOS 2,69 M

BAGAGEIRA 525-1400 L

ACEL. 0-100 km/h 5,6 S

VEL. MÁX. 180 KM/H

CONSUMO WLTP 16,9 (17,2*) KWH/100 KM

CAPACIDADE DA BATERIA 65,6 KWH (64,8 KWH ÚTEIS)

AUTONOMIA 433 (377) KM

TEMPO DE CARGA (11 KW) 6,5 H (130 KW) 29 MINUTOS ATÉ 80%

POTÊNCIA MÁXIMA DE CARGA EM  CC 130 KW

POTÊNCIA MÁXIMA DE CARGA EM  AC 22 KW

*Medições Turbo

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Habitabilidade traseira
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