Há muito que o conceito de SUV coupé deixou de ser novidade. Daí até ser consensual ainda há um longo caminho a percorrer. A BMW é a primeira a reconhecer que o novo iX2 não é para todos. Segue o conceito Sports Activity Coupé (SAC), estreado em 2007 com o X6, privilegiando a forma em detrimento da função. Em termos práticos, partilha a plataforma UKL2 com o BMW iX1, ao qual acrescenta 59 mm ao comprimento e 35 litros à capacidade da mala, trocando a facilidade de acesso aos lugares traseiros por uma linha de tejadilho descendente, ao estilo coupé.
Comparado com o X2 anterior cresceu em todas as dimensões: 194 mm em comprimento (4,55 m), 21mm em largura (1,85 m) e 64 mm em altura (1,56 m). As motorizações elétricas – eDrive20 com tração dianteira e 204 cv e xDrive30 com tração integral e 313 cv – são uma novidade que posiciona o iX2 como concorrente de modelos como o Audi Q4 Sportback e-tron e Volvo EC40, sem descuidar opções como o Mercedes EQA, Skoda Enyaq Coupé, Ford Mustang Mach-e, Hyundai Ioniq 5 ou Kia EV6. Contra o que seria de esperar, o Kia EV6 (49 150 €) é o único potencial concorrente com um preço inferior aos 51 100 € do BMW iX2 eDrive20.