A BMW acaba de apresentar a mais recente geração do seu SUV de entrada, X1, embora com a principal novidade a residir na disponibilização, pela primeira vez, de uma variante 100% elétrica, o iX1. O qual anuncia, a par de uma potência de 313 cv, uma autonomia que pode chegar aos 438 quilómetros. Disponível na Europa já a partir de outubro.
Sobre este iX1, que vem substituir o já velhinho i3 como EV de entrada na gama da BMW e que acaba de ser apresentado, pelo menos para já, numa só versão, xDrive30, importa dizer que recorre à mesma arquitectura FAAR que serve de base não só aos irmãos a combustão, como também ao novo Série 2 Active Tourer, embora e depois, em termos estéticos, apresente alguns pormenores que diferenciam da restante gama.
Aliás e embora ostentando as mesmas dimensões exteriores dos restantes irmãos, como é o caso dos 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,64 m de altura - o que, a par de um crescimento na distância entre eixos de 22 mm e nas vias de 31 mm, tornam esta nova geração, maior e mais espaçosa que a antecessora -, o iX1 afirma a diferença, desde logo, na secção frontal. Onde a já conhecida grelha frontal tipo rim surge não somente totalmente fechada, como com algumas aplicações em azul, as quais se estendem, ainda, à zona inferior do pára-choques, também ele reformulado, assim como às saias laterais e ao pára-choques traseiro.
Com BMW iDrive8
Já no habitáculo, destaque para a presença, a exemplo do que sucede nas versões com motores de combustão, da oitava e mais recente geração do conhecido sistema de informação e entretenimento BMW iDrive, acompanhado de um generoso ecrã de 10,7 polegadas, além de um painel de instrumentos 100% digital de 10,25 polegadas. Ambos integrados numa única tela.
LEIA TAMBÉM
Chega no outono. Elétrico BMW iX1 exibe-se no Círculo Ártico
Também iguais, são os novos bancos dianteiros, que a BMW defende serem muito mais confortáveis em viagens mais longas, durante as quais os ocupantes beneficiarão ainda de uma insonorização e acústicas mais apuradas, fruto do trabalho realizado pelos engenheiros da marca, neste domínio.
Com 313 cv e 438 km de autonomia
Passando ao capítulo das motorizações e enquanto as versões com motores de combustão optam por soluções de três e quatro cilindros a gasolina, além de duas opções de quatro cilindros Diesel (lá mais para a frente chegará mais um gasolina, um Diesel e dois híbridos plug-in, com um alcance 100% elétrico a rondar os 88 km), o BMW iX1 xDrive30 recorre a uma configuração exclusivamente elétrica de dois motores, dispostos nos eixos, que, com o apoio de uma bateria de 64,7 kWh, conseguem garantir uma potência máxima de 313 cv, além de um binário máximo de 494 Nm.
Valores que, diga-se, fazem deste EV não apenas uma das variantes mais potentes da nova família X1, como também o tornam particularmente rápido, ao permitir-lhe atingir os 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Quanto a autonomias, este novo iX1 anuncia valores entre os 413 e os 438 quilómetros, com uma só carga, sendo que, chegado o momento de recarregar as baterias, o SUV de entrada da BMW beneficia da mesma tecnologia de carregamento do novo BMW i7, a qual permite potência até 130 kW. O que também significa que o iX1 pode recuperar até 70 por cento da capacidade, em apenas 29 minutos.
Em alternativa, a possibilidade de recorrer a tomadas com eletricidade monofásica ou trifásica, com potências até 22 kW, com a BMW a prometer, ainda, uma assinatura gratuita, por 12 meses, para carregamento na rede Ionity.
Chega em outubro
A terminar, referir, apenas, que a nova geração X1 deverá entrar em comercialização, na Europa, durante o próximo mês de outubro, embora e inicialmente, apenas com motores de combustão. Sendo que, o elétrico iX1, surgirá pouco depois.
Já no que concerne a preços, vai ser preciso esperar mais um pouco, para os conhecer.