O BMW iX1 justifica o posicionamento no topo da gama X1 com 438 km de autonomia, 313 cv e tração integral. O refinamento é inquestionavelmente superior ao da restante terceira geração do BMW X1. A concorrência, no entanto, tem propostas com maior autonomia e preço mais acessível.
Pertencer a uma família numerosa, como a do BMW X1, tem vantagens e desvantagens. Por um lado, o BMW iX1 beneficia de uma imagem sobejamente conhecida e da economia de escala associada à partilha da plataforma UKL2.
Por outro lado, a plataforma multienergia não permite explorar o potencial de espaço e funcionalidade das arquiteturas elétricas dedicadas. Rivais diretos como Audi Q4 e-tron 40, Mercedes EQA 250+ ou Volvo XC40 Recharge Extended Range utilizam a tração dianteira para estender a autonomia para além dos 500 km.
Mesmo com tração integral, o Audi Q4 e-tron 50 quattro chega aos 506 km e o Volvo XC40 Recharge Twin Motor anuncia 537 km. Só o Mercedes EQA 350 4Matic tem autonomia comparável, 435 km.
Imagem de família
Dentro da família X1, a versão elétrica distingue-se pela ausência de ponteiras de escape e diversas aplicações no tom azul que a BMW utiliza para os modelos sem motor de combustão. A grelha dianteira foi fechada como parte do aperfeiçoamento aerodinâmico que fixa o cx nos 0,26.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-14.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-15.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-18.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-22.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-23.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-10.jpg]Arrumadas sob o piso da mala, as baterias roubam 50 litros à bagageira. Os 490 l restantes são acessíveis por meio de um portão com abertura elétrica e plano de carga baixo. Ao contrário das versões com motor de combustão, os bancos traseiros não têm ajuste longitudinal.
Entrar para o BMW iX1 é quase igual a entrar para o X1. Quase igual, porque as baterias levantam ligeiramente o piso da versão elétrica. Os passageiros da fila traseira têm espaço adequado para os joelhos, ainda que estes fiquem mais altos que no X1 e haja menos espaço para os pés sob os bancos dianteiros.
Dois motores de 190 cv
Posicionando um motor elétrico de 190 cv em cada eixo, o BMW o BMW iX1 xDrive30 desenvolve 313 cv de potência combinada e 494 Nm de binário. a gestão do sistema de tração integral permite que os motores funcionem em simultâneo ou de forma independente em função das necessidades do momento.
São alimentados por uma bateria de iões de lítio, com 64,7 kWh de capacidade. O carregador interno de 11 kW, os 22 kW são opcionais, permite uma carga completa em cerca de seis hora e meia na Wall box de 11 kW. Em corrente contínua, os 130 kW de capacidade máxima repõem a caga dos dez aos 80% em 29 minutos.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-13.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-19.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-20.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-6.jpg]Com uma média ponderada de 17,8 kWh/100 km, o BMW iX1 xDrive30 não anda muito longe dos 16,8 kWh/100 km anunciados. São os 20 kWh/100 km registados em cidade a comprometerem uma média que varia entre os 15,5 kWh/100 km em estrada e os 15,8 kWh/100 km em autoestrada.
Meia tonelada de lastro
Comparado com o BMW X1 sDrive18i, o BMW iX1 xDrive30 pesa mais 500 kg. Meia tonelada que se faz sentir na condução. Por um lado, baixa o centro de gravidade, promovendo uma maior solidez nas mudanças de direção.
Por outro lado, o peso acaba por afetar os travões. Estes perdem rapidamente eficácia, acentuando a tendência do BMW iX1 em alargar a trajetória. É uma forma elegante de lembrar que o iX1 não é um desportivo.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-25.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-16.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/bmw-ix1-17.jpg]Utiliza a tração integral para acelerar até aos 100 km/h em 5,6 segundos e sair das curvas com o mínimo de perdas de motricidade e é tudo. Não vale a pena entrar em jogos de acelerador e travão para balancear o BMW iX1 ou tentar perceber os limites de aderência a meio da curva. A direção não está para aí afinada.
Em resumo...
Com apenas uma versão, o BMW iX1 encontra-se em desvantagem perante uma concorrência que diversifica a oferta para aumentar a autonomia e diminuir o peso. Num segmento onde a autonomia tem um peso significativo, os 363 km de alcance do BMW iX1 podem ser decisivos no momento da escolha.
BMW iX1 xDrive30
Preço 61 000 €
Motor 2 X elétrico
Potência 313 cv
Binário 494 Nm
Transmissão Integral, Auto., 1 vel.
Peso 2085 kg
Comp./Larg./Alt. 4,50/1,85/1,62 m
Dist. entre eixos 2,7 m
Mala 490 – 1495 l
Desempenho 5,6 s 0-100 km/h; 180 km/h Vel. Máx.
Consumo 16,8 (17,8*) kWh/100 km
Emissões 0 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
– Conforto
– Insonorização
– Consumos
NÃO GOSTÁMOS
– Autonomia
– Preço
– Motorização única