Anunciado para o próximo outono, o terceiro elemento da família crossover elétrica da BMW, o iX1, acaba de cumprir a última fase de desenvolvimento, em pleno Círculo Ártico. Momento que a marca de Munique dá agora a conhecer, através de fotos, do modelo zero emissões que tem apresentação agendada para o próximo outono.
Variante 100% elétrica da gama X1, o BMW iX1 volta, assim, a mostrar-se, desta feita, na neve e gelo do Ártico. E, embora ainda de camuflado, a prometer, desde já, um design apelativo, marcado pela generosa grelha frontal e ópticas LED agressivas.
De resto e apesar de partilhando grande parte das linhas com as versões mais convencionais, as imagens agora reveladas garantem que o iX1 não deixará de ostentar alguns pormenores capazes de lhe garantirem alguma diferenciação. Como é o caso dos pára-choques redesenhados, da grelha frontal totalmente fechada, ou até mesmo das aplicações na cor azul que marca todos os produtos 100% elétricos da BMW.
Já no capítulo técnico, o BMW iX1 anuncia-se com a quinta geração da conhecida tecnologia BMW eDrive, neste caso, traduzida numa configuração de dois motores elétricos, um em cada eixo, a garantirem um sistema de tracção integral permanente a que a marca alemã chama de "tecnologia de limitação de deslizamento de roda de acção rápida".
LEIA TAMBÉM
BMW. Nove modelos elétricos novos até…2025
Quanto a aspectos como a potência ou a autonomia, não existem ainda quaisquer dados oficiais, embora rumores apontem no sentido que o iX1 possa vir a oferecer uma autonomia entre os 413 e os 438 quilómetros, com uma só carga.
O teste do frio
Com estes testes em Arjeplog, no norte da Suécia, onde o BMW Group tem o seu centro de testes de inverno, o fabricante procurou colocar à prova componentes essenciais como a bateria, cuja capacidade ainda é desconhecida, mas relativamente à qual o fabricante procurou avaliar a resistência e desempenho sob temperaturas extremas. Assim como a eficácia da eletrónica e da tecnologia de carregamento, tudo isto, em condições particularmente difíceis.
Já em pista, os engenheiros da BMW dedicaram-se à afinação, quer do chassi, quer da suspensão, de forma a garantir, também neste iX1, as capacidades dinâmicas já reconhecidas nos produtos da marca de Munique.
Finalmente e segundo avança o site Carscoops, a BMW aproveitou a presença em Arjeplog para testar, igualmente, não só as variantes híbridas plug-in, como também as mais tradicionais versões com motor de combustão, daquela que será a próxima geração X1. Cuja produção, recorde-se, está já programada, em todas as suas motorizações, para a fábrica de Regensburg, na Alemanha.
Chega no outono
Ainda sobre este iX1, que será também o terceiro elemento da nova família crossover 100% elétrica da marca alemã, depois do iX3 e do iX, ambos já à venda, a BMW confirmou a intenção de apresentá-lo durante o próximo outono. Não deixando, contudo, de garantir, que outros mais se seguirão.