BMW. SUV elétrico iX com 500 cv é o novo topo-de-gama da marca de Munique

A BMW revelou a versão de produção do seu SUV elétrico iX, que passa substitui o Série 7 como topo de gama da marca. A autonomia é de 600 km.

A BMW revelou a versão de produção do seu SUV elétrico iX, que passa a substituir o Série 7 como topo de gama da marca. Com uma autonomia anunciada de 600 km, o novo modelo começa a ser comercializado no final do próximo ano.

O lugar de topo de gama na BMW vai passar a ser ocupado, a partir da segunda metade de 2021, pelo novo iX, desalojando dessa posição o histórico e luxuoso Série 7.

O novo modelo possui uma carroçaria de SUV de grandes dimensões e será totalmente elétrico, com uma autonomia de 600 km em ciclo WLTP, conectado e semi-autónomo.

O protótipo deste modelo recebeu a designação de iNext, mas a versão de produção vai ser comercializada como iX.

Este novo SUV elétrico vai estrear uma arquitetura desenvolvida pelo construtor de Munique para veículos elétricos a bateria. Herdou muitas das qualidades da sua antecessora, mas a BMW teve a preocupação de fazer progressos nas áreas da condução autónoma e dos serviços digitais. Por exemplo, o nível de computadorização foi concebido para processar 20 vezes mais volumes de dados do que os modelos anteriores.

Forma segue a função

Em termos de dimensões exteriores, o iX aproxima-se muito dos SUV mais altos com motor de combustão da BMW, apresentando o mesmo comprimento do X5, a mesma altura do X6 e a mesma distância entre-eixos dos X7.

Isto não significa que seja propriamente um SUV com um aspeto esguio, mas a marca alemã reivindica que o design minimalista "expressa a forma futurística de prazer de condução".

A grelha sobredimensionada na parte central não ajuda, mas o design geral deve seguir o conceito da "forma segue a função". A grelha incorpora sensores, câmara e radar utilizados pelos avançados sistemas de assistência à condução.

"O BMW iX demonstra que podemos dar às novas tecnologias um design muito moderno e emocional", argumenta Adrian van Hooydonk, responsável máximo de design da BMW.

"O carro é tecnologicamente complexo, mas parece ser simples e pouco complicado. O BMW iX oferece um espaço de vida móvel onde as pessoas se sentem à vontade e onde a inteligência do carro só lá está para quando é necessário", sublinha.

Volante hexagonal

O BMW iX é o primeiro modelo de produção da marca alemã com um volante hexagonal, o qual, segundo refere o construtor, "melhora a facilidade de acesso e proporciona ao condutor uma melhor leitura da informação".

Outra novidade é o botão de regulação elétrica do assento que agora está localizado nos painéis das portas. O BMW iX também possui a maior superfície vidrada num modelo da marca.

No capítulo mecânico, este SUV recebe a quinta geração da linha motriz elétrica da BMW. Neste caso concreto, o BMW iX conta com dois motores elétricos que oferecem uma potência combinada superior a 500 cv (375 kW), permitindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos.

Os motores elétricos são alimentados por uma bateria com uma capacidade de 100 kWh, anunciando a marca uma autonomia de 600 quilómetros em ciclo WLTP.

As possibilidades de carregamento são múltiplas, incluindo a carga rápida em corrente contínua com uma potência de 200 kW que possibilita a recuperação de até 70% da carga em cerca de 40 minutos. Além disso, uma carga rápida de apenas dez minutos permite ganhar mais 120 quilómetros de autonomia.

O BMW iX deverá começar a entrar na linha de montagem em meados de 2021 na fábrica de Dingolfing, estando previsto o lançamento para o final do próximo ano.