O novo BMW iX está a cumprir um intenso programa de testes no Cabo Norte para afinação da cadeia cinemática e dos sistemas de suspensão do mais recente SUV elétrico da marca alemã.
Após a apresentação do design final do BMW iX em Munique no evento NEXTGen 2020, a marca alemã vai efetuar os já tradicionais testes de inverno no norte da Escandinávia.
O teste de resistência, que se realiza sob condições meteorológicas extremas na região do Círculo Ártico, destina-se a afinar os sistemas de tração e suspensão.
Além disso, também são testados sob temperaturas negativas componentes como os motores elétricos, o sistema de tração integral, assim como a tecnologia de carregamento, as baterias de alta voltagem e a gestão do aquecimento.
Os testes do BMW iX vão ser efetuados na zona mais setentrional da Europa, designadamente na Lapónia finlandesa, no Cabo Norte e da ilha norueguesa de Mageroya.
Nestas condições, a quinta geração da tecnologia BMW eDrive e os sistemas de de controlo da suspensão têm de provar a sua fiabilidade e funcionalidade.
Os engenheiros da BMW vão aproveitar para avaliar a interação entre os sistemas de tração e suspensão em pisos com baixo coeficiente de fricção.
As pistas pouco seguras, as estradas geladas e as superfícies geladas preparadas especificamente para estes ensaios dinâmicos junto ao Círculo Ártico oferecem as condições ideais para coordenar com precisão da tecnologia de comando do motor, da tração integral elétrica e dos sistemas de controlo de suspensão até aos limites longitudinais e laterais da dinâmica do veículo.
Plataforma elétrica de nova geração
O BMW iX é o primeiro modelo baseado numa nova plataforma modular e escalável do BMW Group, tendo sido desenvolvida, desde o início, para mobilidade elétrica, contando com os mais recentes avanços tecnológicos em termos de cadeia cinemática, construção inteligente com reduzido peso e caraterísticas aerodinâmicas.
O novo BMW iX está equipado com dois motores elétricos de desenvolvem uma potência superior a 370 kW (500 cv).
Como parte do teste de resistência no Cabo Norte vai também ser efetuada a afinação final do sistema de tração às quatro rodas BMW xDrive e o curso de ajustamento adaptativo específico do eixo, que em conjunto com a estabilidade e tração otimiza constantemente pela eficiência do BMW iX.
O objetivo é alcançar-se um consumo de energia abaixo de 21 kWh/100 km em ciclo WLTP e uma autonomia superior a 600 quilómetros.
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Durante os testes de inverno, os componentes da tecnologia BMW eDrive enfrentam desafios especiais. As baterias de alta voltagem e a tecnologia de carregamento estão sujeitas a temperaturas exteriores muito baixas, permitindo testar a sua utilização quotidiana durante o inverno.
Além disso, os indicadores do nível de carga, da autonomia e do estado de funcionamento como também do sistema de gestão do aquecimento também demonstram a sua resistência sob temperaturas negativas.