O BMW Group decidiu aumentar o seu investimento no lançamento de novos veículos elétricos, em resposta a uma procura que, mais do que duplicou, no primeiro semestre deste ano. Mas também com o objectivo declarado de alcançar aquela que é vista como a referência neste domínio – a Tesla.
Numa altura em que o interesse dos clientes da BMW nas propostas exclusivamente elétricas continua a crescer, o fabricante de Munique decidiu já "aumentar, mais do que estava inicialmente planeado, o investimento na Mobilidade Elétrica", revelou o director financeiro do construtor, Walter Mertl. Garantindo que, por exemplo, os investimentos em baterias para a atual e futura geração de elétricos, serão "enormes".
De resto e a confirmar esta aposta, o anúncio de que, só no segundo trimestre de 2023, os investimentos em desenvolvimento aumentaram quase um quinto, para os 1,84 mil milhões de euros
Por outro lado e a apoiar este investimento, vendas que, no casos dos veículos elétricos (EV), representaram 13% da totalidade dos carros entregues, com a berlina i4 e o SUV iX3 a liderarem a procura.
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Em 2024, a BMW acredita que as entregas de veículos elétricos deverão aumentar em, pelo menos, um quinto. Permitindo, por exemplo, que o fabricante alemão possa fazer parte do pelotão da frente que procura apanhar a norte-americana Tesla, especialmente, depois desta ter decidido despoletar uma guerra de preços.
Custos são dificuldade
Apesar disso e confiante num crescimento das vendas, resultante do início da comercialização do novo Série 5, já com uma versão elétrica i5, a BMW antevê um aumento um aumento dos custos, também como forma de conseguir responder mais rapidamente à procura dos clientes.
Recorde-se que os construtores automóveis europeus têm vindo a ser confrontados com novas dificuldades, resultantes não apenas da maior agressividade das marcas chinesas, mas também dos já conhecidos problemas de fornecimento de semicondutores, além da escassez de outros componentes, assim como de meios de transporte, rodoviário e ferroviário, dos veículos já prontos.
BMW Group continua a crescer
Mesmo assim, o BMW Group não deixou de anunciar um aumento de 28% nos lucros, ainda antes de juros e impostos, para os 4,34 mil milhões de euros, quando comparado com período homólogo de 2022.
Quanto ao futuro, o CEO da BMW, Oliver Zipse, defendeu ser ainda muito cedo para definir uma data final para o fim da produção de motores de combustão, nomeadamente, devido à procura que esta solução ainda regista em mercados como os EUA ou a China. Isto, ao mesmo tempo que apontou a falta de uma infraestrutura de carregamento adequada, como o principal obstáculo a uma implementação mais rápida dos veículos elétricos.