Com dedo português. BMW anuncia novo sistema iDrive 9.0 para 2023

A BMW prepara-se para lançar a nova geração do seu sistema operativo e de entretenimento, denominada iDrive 9.0.

A BMW acaba de anunciar a intenção de lançar no mercado aquela que será a nona geração do seu sistema operativo conhecido como iDrive, já em 2023. Evolução que, além de ter sido desenvolvida também em Portugal, promete melhores conteúdos, mais rapidez e melhor interacção.

Com lançamento previsto já para este ano e estreia na nova geração do BMW X2, a que se seguirá a implementação nos restantes modelos da gama da marca de Munique, este novo sistema de informação e entretenimento iDrive 9.0 começará por descartar o software de base Linux que é utilizado pela atual geração 8.0, para adoptar um novo pacote de software, baseado no sistema Android. E que, garante a BMW, vem tornar mais rápidas e contínuas as capacidades operacionais do equipamento.

A par desta evolução, a promessa de integração de uma uma nova loja de aplicativos, desenvolvida pela própria BMW nos seus centros de software localizados não apenas em Portugal, como também na Alemanha, nos Estados Unidos, Brasil, Japão e China, à qual se junta, segundo avança o vice-presidente da marca alemã para a área da Electrónica e Software, Christoph Grote, em declarações reproduzidas pela britânica Autocar, a capacidade de atualizações de software e ligação à Internet via 5G Over-The-Air (OTA).

O atual sistema iDrive 8.0 de base Linux

Finalmente, a promessa de um maior refinamento dos comandos digitais do ar condicionado, os quais terão sido repensados e simplificados.

Ainda segundo Christoph Grote, a introdução deste novo iDrive 9.0, não apenas no próximo X2, como também no novo X1 e Série 2 Active Tourer, levará ao desaparecimento do atual comando físico do iDrive, que faz parte de todos os BMW desde 2021. Embora não de forma definitiva, já que continuará a ser uma possibilidade noutros modelos futuros.

Mini também aderirá

Quanto à Mini, também passará a utilizar, já em 2023, o novo sistema operativo iDrive 9.0, embora com uma interface criada especificamente para a marca britânica.

A Mini também adoptará o novo sistema operativo iDrive 9.0, embora com uma interface específica para a marca e, certamente, diferente da atual. Foto: Turbo
A Mini também adoptará o novo sistema operativo iDrive 9.0, embora com uma interface específica para a marca e, certamente, diferente da atual. Foto: Turbo

Finalmente e no que diz respeito aos BMW já em circulação, não deixarão de receber também uma atualização do seu sistema de infoentretenimento 8.0, neste caso, com base no já existente sistema Linux, e que, com o nome de iDrive 8.5, deverá começar por estar disponível no próximo i5, previsto já para 2023. Seguindo-se, então, o recentemente lançado Série 7 e i7, com recurso, neste caso, a uma atualização OTA.

O mesmo responsável da BMW revelou, igualmente, que este novo iDrive 8.5 imitará o sistema operativo iDrive 9.0, embora sem acesso à nova loja com as apps mais recentes.