Embora ainda em processo de de desenvolvimento, a BMW decidiu mostrar um pouco sobre a forma como está a evoluir aquele que será o seu futuro modelo porta-estandarte 100% elétrico, i7. O qual, mesmo sem revelar, para já, dados verdadeiramente importantes, assume-se, desde já, como "o único sedan de luxo movido exclusivamente a electricidade".
Com apresentação agendada para 2022, ano em que a BMW promete dar igualmente a conhecer outros elementos desta nova família 100% elétrica, O BMW i7 encontra-se, neste momento, a entrar na fase final do seu processo de desenvolvimento. Motivo suficiente para que a marca de Munique decidisse divulgar mais algumas imagens e vídeo de um modelo que, no entanto, continua sob o manto do secretismo... e da camuflagem.
Ainda e segundo revela a BMW, a nova proposta 100% elétrica tem vindo a ser submetida a um intenso programa de testes, dos quais fizeram parte "algumas das estradas mais difíceis", assim como "condições meteorológicas extremas", existentes no planeta.
Em particular, a marca alemã destaca os testes em climas especialmente quentes, onde, tanto os motores elétricos, como a bateria de alta tensão e o sistema de tracção às quatro rodas, foram submetidos a "uma exigência máxima em termos de altas temperaturas, estradas não pavimentadas, poeiras e grandes diferenças de altitude".
LEIA TAMBÉM
BMW i7. Série 7 elétrico terá mais de 500 cv e 480 km de autonomia
Embora sem entrar em grandes detalhes, a BMW revelou, ainda, que o programa de testes envolveu, também, viajar "dezenas de milhares de quilómetros", sob todo o tipo de condições, deste o trânsito intenso pára-arranca sob calor escaldante, até viagens de longa distância e episódios de condução a alta velocidade. Sendo que o i7 também foi obrigado a subir montanhas, sob altas temperaturas, para que, explica o fabricante, os engenheiros pudessem analisar o "comportamento da temperatura dos motores elétricos e o controle de potência do BMW xDrive totalmente elétrico".
Uma vez no topo, os engenheiros levaram, então, o i7 a descer a montanha, mas com a bateria carregada. Particularidade que, embora podendo parecer pouco importante, a BMW descreve como um desafio para o sistema de gestão de energia e electrónica de potência, uma vez que "a bateria já está totalmente carregada e não consegue absorver mais energia, que vai sendo produzida no sistema de recuperação".
No entanto, as atenções do fabricante não se centraram, apenas, no trem de força elétrico, mas também no desempenho de sistemas acessórios como o ar condicionado ou, ainda, na resistência dos materiais do habitáculo à temperatura. Já que o objectivo dos testes era garantir que o modelo consiga "proporcionar uma experiência de condução perfeitamente harmonizada e exclusiva, seja em que situação for".
Com bateria de 120 kWh?
Já quanto às especificações do modelo, a BMW prefere manter o silêncio, não confirmando, por exemplo, os rumores segundo os quais o i7 contará com uma enorme bateria de 120 kWh, capaz de garantir autonomias na ordem dos 700 quilómetros, com uma só carga.
De resto e ainda neste domínio, a possibilidade do modelo vir a ser proposto em várias versões, incluindo, uma de alto desempenho. Equipada com um trem de força cujos motores prometem uma potência conjunta a rondar os 750 cv.
Para 2022
Em fase final de desenvolvimento, o futuro BMW i7 deverá ser oficialmente apresentado já em 2022, em data a anunciar.