Imagens e vídeo. BMW mostra i7 em fase final de desenvolvimento

A BMW acaba de divulgar imagens e vídeo do seu futuro modelo porta-estandarte 100% elétrico, i7, em fase final de desenvolvimento.

Embora ainda em processo de de desenvolvimento, a BMW decidiu mostrar um pouco sobre a forma como está a evoluir aquele que será o seu futuro modelo porta-estandarte 100% elétrico, i7. O qual, mesmo sem revelar, para já, dados verdadeiramente importantes, assume-se, desde já, como "o único sedan de luxo movido exclusivamente a electricidade".

Com apresentação agendada para 2022, ano em que a BMW promete dar igualmente a conhecer outros elementos desta nova família 100% elétrica, O BMW i7 encontra-se, neste momento, a entrar na fase final do seu processo de desenvolvimento. Motivo suficiente para que a marca de Munique decidisse divulgar mais algumas imagens e vídeo de um modelo que, no entanto, continua sob o manto do secretismo... e da camuflagem.

Ainda e segundo revela a BMW, a nova proposta 100% elétrica tem vindo a ser submetida a um intenso programa de testes, dos quais fizeram parte "algumas das estradas mais difíceis", assim como "condições meteorológicas extremas", existentes no planeta.

Ao contrário do que se possa pensar, o programa de testes do BMW i7 não se limitou ao alcatrão...
Ao contrário do que se possa pensar, o programa de testes do BMW i7 não se limitou ao alcatrão...

Em particular, a marca alemã destaca os testes em climas especialmente quentes, onde, tanto os motores elétricos, como a bateria de alta tensão e o sistema de tracção às quatro rodas, foram submetidos a "uma exigência máxima em termos de altas temperaturas, estradas não pavimentadas, poeiras e grandes diferenças de altitude".

LEIA TAMBÉM
BMW i7. Série 7 elétrico terá mais de 500 cv e 480 km de autonomia

Embora sem entrar em grandes detalhes, a BMW revelou, ainda, que o programa de testes envolveu, também, viajar "dezenas de milhares de quilómetros", sob todo o tipo de condições, deste o trânsito intenso pára-arranca sob calor escaldante, até viagens de longa distância e episódios de condução a alta velocidade. Sendo que o i7 também foi obrigado a subir montanhas, sob altas temperaturas, para que, explica o fabricante, os engenheiros pudessem analisar o "comportamento da temperatura dos motores elétricos e o controle de potência do BMW xDrive totalmente elétrico".

Uma vez no topo, os engenheiros levaram, então, o i7 a descer a montanha, mas com a bateria carregada. Particularidade que, embora podendo parecer pouco importante, a BMW descreve como um desafio para o sistema de gestão de energia e electrónica de potência, uma vez que "a bateria já está totalmente carregada e não consegue absorver mais energia, que vai sendo produzida no sistema de recuperação".

Descer a montanha de bateria totalmente carregada implica também gerir a energia captada na travagem e desaceleração
Descer a montanha de bateria totalmente carregada implica também gerir a energia captada na travagem e desaceleração

No entanto, as atenções do fabricante não se centraram, apenas, no trem de força elétrico, mas também no desempenho de sistemas acessórios como o ar condicionado ou, ainda, na resistência dos materiais do habitáculo à temperatura. Já que o objectivo dos testes era garantir que o modelo consiga "proporcionar uma experiência de condução perfeitamente harmonizada e exclusiva, seja em que situação for".

Com bateria de 120 kWh?

Já quanto às especificações do modelo, a BMW prefere manter o silêncio, não confirmando, por exemplo, os rumores segundo os quais o i7 contará com uma enorme bateria de 120 kWh, capaz de garantir autonomias na ordem dos 700 quilómetros, com uma só carga.

Embora ainda não confirmada pela BMW, o i7 deverá contar com uma versão de alto desempenho
Embora ainda não confirmada pela BMW, o i7 deverá contar com uma versão de alto desempenho

De resto e ainda neste domínio, a possibilidade do modelo vir a ser proposto em várias versões, incluindo, uma de alto desempenho. Equipada com um trem de força cujos motores prometem uma potência conjunta a rondar os 750 cv.

Para 2022

Em fase final de desenvolvimento, o futuro BMW i7 deverá ser oficialmente apresentado já em 2022, em data a anunciar.

https://youtu.be/WnT0QLMonUA