Numa altura em que a nova geração Série 5 faz já parte das conversas, a BMW acaba de confirmar não apenas a sua vinda, já para outubro de 2023, como também a chegada de uma variante 100% elétrica, de nome i5... em versão M e carroçaria Touring.
Proposta que será uma verdadeira estreia num modelo que dá a conhecer, ainda este ano, a sua quinta geração, o anúncio de uma Série 5 totalmente elétrica foi, de resto, acompanhado, não somente com uma imagem, mas também com a certeza de que o modelo chegará nas variantes Sedan e Touring (carrinha), além de uma versão M, preparada pela divisão de performance do fabricante de Munique.
Sobre o teaser e embora o automóvel surja totalmente coberto, é já possível perceber a estreia de uma nova assinatura luminosa em LED à frente, além da tradicional grelha frontal, em dimensões generosas. Sendo que, no caso específico do veículo por baixo do pano, onde pode observar-se o emblema da marca e a frase 'The i5' (em português, 'O i5'), o perfil anunciado é o de uma berlina, com os seus três volumes; até porque e segundo notícias recentes, a carrinha já só deverá chegar em 2024.
A justificar esta opção, foi próprio CEO do BMW Group a revelar, durante a já tradicional Conferência Anual do grupo automóvel alemão, que, o i4 M50 "foi o modelo M mais vendido em todo o mundo, em 2022", o que acabou contribuindo para que o grupo decidisse incluir uma proposta do género, também na gama Série 5.
LEIA TAMBÉM
BMW. Novo Série 5 vem acompanhado pelo i5
Quanto ao mais tradicional M5 e embora nada tenha sido avançado, neste domínio, durante o evento, notícias entretanto surgidas referem que recorrerá, igualmente, à eletrificação. Mais concretamente, a um trem de força híbrido plug-in, de características, no entanto, ainda desconhecidas.
Combustão… também com eletrificação
De resto e no que refere às restantes motorizações à disposição na nova geração Série 5, o anúncio, igualmente, da manutenção da oferta, tanto a gasolina, como a gasóleo, além de várias soluções eletrificadas - seja através de sistemas Mild Hybrid de 48V, como recorrendo à tecnologia híbrida plug-in. Soluções que acabarão, igualmente, contribuindo para que este seja, nas palavras da própria BMW, o Série 5 mais dinâmico e confortável de sempre.
Relativamente ao ambiente a bordo, é também expectável que o novo Série 5 envergue o já conhecido BMW Curved Display com painel de instrumentos digital e ecrã do sistema de infotainment integrados, este último, ainda com o BMW Operating System 8.5 de base Linux. Mas que, é quase certo, deverá ser substituído, num futuro próximo pelo software OS 9.0 de base Android.
Tudo começa ainda este ano
Quanto a datas, as previsões da BMW são de que a nova geração Série 5 possa ser apresentada já em outubro deste ano, embora a i5 Touring, o primeiro modelo do género (elétrico... e carrinha) no mercado, só deva ser apresentada já em 2024.
Aliás, o mesmo deverá acontecer com as motorizações híbridas plug-in, disponíveis tanto na berlina, como na Touring.