O BMW i5 foi sujeito a um ano de testes nas difíceis condições do norte da Suécia e a marca aproveitou para divulgar imagens da berlina elétrica camuflada na neve e no gelo.
A BMW anunciou a conclusão de uma parte audaciosa do programa de testes do elétrico i5 nas condições extremas de inverno no norte da Europa, tendo divulgado imagens que dão a perceber as formas da carroçaria da futura versão de produção.
A BMW adianta que o elétrico i5 cumpriu um ano de testes no gelo e na neve, encerrando o programa de inverno no centro de testes em Arjeplog, no norte da Suécia.
Nas primeiras etapas do teste, o BMW i5 realizou um teste de estrada entre Munique e o centro de testes de Arjeplog. Esta viagem de 3000 quilómetros deu à marca a oportunidade de avaliar o funcionamento dos motores elétricos, da gestão eletrónica, da bateria, dos sistemas de aquecimento e arrefecimento.
Enquanto os testes decorriam na Suécia durante o ano de 2022, a BMW continuou a testar a berlina elétrica nas suas instalações na Alemanha, assim como em Munique perto da fábrica de Dingolfing.
Afinações finais
Na sessão de testes mais recente na Suécia, a BMW continuou a afinar todos os sistemas de controlo da linha motriz e do chassis. Um deles é o controlo dinâmico de estabilidade (DSC) que inclui um novo atuador da função de limitação de deslizamento da roda e um sistema de controlo de binário para assegurar que as prestações são tão eficientes como qualquer modelo de combustão na neve e no gelo.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/bmw-i5-testing_001.jpg]Os detalhes técnicos ainda não foram revelados, mas tudo indica que estarão disponíveis versões níveis com vários níveis de potência. O BMW i5 poderá mesmo receber uma versão M semelhante ao i4 M50, A gama incluirá ainda uma carroçaria Touring (carrinha), mas só chegará em 2024.
LEIA TAMBÉM
Conheça os 10 automóveis com mais autonomia à venda em Portugal
O BMW i5 deverá ser revelado em outubro deste ano na mesma altura da apresentação da restante oitava geração do Série 5.