Contrariamente ao que muitos poderiam imaginar o modelo mais vendido da BMW M não foi um M3, M4 ou um M5, mas, sim, um elétrico, i4 M50... e pelo segundo ano consecutivo!
Recentemente, o administrador financeiro da BMW, Walter Mertl, afirmou que se está a verificar uma mudança significativa na dinâmica de vendas da empresa. O responsável avançou que já foi atingido o pico das vendas de veículos com motor de combustão e sublinhou que os veículos elétricos apresentam o maior potencial de crescimento da marca.
De acordo com Walter Mertl, o patamar das vendas de carros de combustão vai manter-se e começará a diminuir gradualmente. O administrador financeiro da BMW atribui esta tendência às novas regras ambientais que têm o objetivo de restringir as vendas de veículos tradicionais.
Como os prazos legais se estão aproximar da data em várias regiões, desde a China à Europa e até certos estados da América do Norte, os construtores de automóveis estão a enfrentar uma pressão crescente para acelerar o desenvolvimento e a produção de viaturas elétricas.
Margens dos elétricos ainda não estão equiparadas
A BMW tem vindo a responder aos novos desafios e as vendas de elétricos no ano passado representaram 15% do total. Curiosamente, o BMW i4 M50 foi o modelo da BMW M mais vendido pelo segundo ano consecutivo. A empresa tem o objetivo de chegar a uma quota de mercado de 33% até 2026 e vai lançar seis novos modelos da gama elétrica Neue Klasse. O primeiro a chegar em 2025 será um SUV elétrico com as dimensões do X3.
No entanto, Walter Mertl reconheceu que as margens de lucro da BMW dos veículos de combustão e dos elétricos só se irão equiparar em 2026, salientando que os custos são mais elevados devido à incorporação das novas tecnologias de baterias.
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Apesar da transição para a mobilidade elétrica, a BMW vai continuar a vender veículos com caixas de velocidades manuais. A marca alemã confirmou que o M2, M3 e M4 irão continuar a ter caixas manuais, pelos menos na atual geração.
Quando questionada pela Top Gear acerca da percentagem de caixas manuais, a BMW respondeu que 15% a 20% dos modelos M3 e M4 eram vendidos com três pedais e ainda mais no M2