A BMW M está a desenvolver um protótipo do i4 M50 equipado com quatro motores elétricos, mas com a secção frontal do M3. Para já, este veículo é apenas "um laboratório de testes com rodas", ainda que algumas soluções tecnológicas possam ser aplicadas em modelos futuros da BMW M.
A divisão desportiva da BMW está a desenvolver um protótipo baseado no i4 M50 equipado com quatro motores elétricos, ao que se junta um novo sistema de controlo dinâmico e uma nova afinação do chassis.
Embora alguns modelos elétricos de elevadas prestações da BMW, como o i4 M50 e o iX M60 já tenham sido lançados, estando ainda prevista a chegada do i7 M70 em 2023, ainda não se viu um modelo elétrico desenvolvido de raiz pela BMW M.
Isso deverá mudar em breve porque a divisão de performance da marca de Munique já se está a preparar para a nova era elétrica. E o objetivo é muito claro: manter a "experiência emocional de condução" nos futuros automóveis desportivos com emissões zero.
O primeiro veículo de testes para o desenvolvimento de "inovadores sistemas de controlo de condução e chassis" tem como base o BMW i40 M50. Este veículo tem, no entanto, algumas caraterísticas únicas. Começando pelo design exterior, o protótipo herda a parte frontal do M3 / M4 com motor de combustão interna, recebe uma carroçaria mais larga e uma decoração especial.
Curiosamente, a enorme grelha e a tomada de ar no pára-choques permaneceram descobertas e com toda a probabilidade será para apoiar o arrefecimento da linha motriz elétrica e outros componentes mecânicos.
"Laboratório de testes com rodas"
O interior do protótipo também foi modificado e equipado com tecnologia de medição que o transformam num verdadeiro "laboratório de testes com rodas".
As alterações mais importantes estão escondidas por baixo da carroçaria. A BMW introduziu uma linha motriz com quatro motores elétricos e um sistema integrado de controlo da dinâmica da condução.
Além disso, no novo sistema de tração às quatro rodas totalmente variável M xDrive, cada roda é controlada independentemente por uma unidade de comando central, sendo utilizados vários cálculos. A suspensão também foi modificada, com a estrutura dianteira do M3 / M4 para assegurar uma maior rigidez torsional.
LEIA TAMBÉM
BMW mostra iX sem condutor a estacionar, carregar e ir à lavagem
A BMW não revelou a potência combinada do sistema de quatro motores elétricos, mas será seguramente superior aos 544 cv (400 kW) do i4 M50 de série.
Quanto à autonomia, a regeneração de energia dos quatro motores durante as travagens deverá permitir a recuperação de alguma capacidade da bateria de alta voltagem.
Ainda não é certo se o BMW i4 M50 com quatro motores elétricos irá resultar num modelo de produção, mas a tecnologia desenvolvida poderá ser aplicada em modelos futuros BMW M.