Reinvenção total! Saiba (quase) tudo sobre o futuro BMW i1

A BMW está a desenvolver uma nova geração do i1 que vai ser transformado no futuro num hatchback elétrico radical que irá utilizar

A BMW está a desenvolver uma nova geração do i1 que vai ser transformado no futuro num hatchback elétrico radical que irá utilizar a plataforma Neue Klasse, assim como o substituto do i3.

A administração da BMW deu luz verde ao desenvolvimento dos novos modelos i1 e i2, segundo referem fontes próximas da marca alemã. 

Os futuros modelos estão a ser trabalhados no centro de pesquisa e desenvolvimento de Munique e serão comercializados juntamente com as versões atualizadas das versões atuais de combustão do Série 1 e Série 2, quando estas forem lançadas no final desta década.

A intenção é disponibilizar aos potenciais clientes alternativas mais acessíveis na gama elétrica da BMW, já que a opção atual de entrada, o iX1, tem um preço, no mercado nacional, a partir de 49 700 euros.

Aposta da BMW no Série 1 é para continuar

O futuro i1 deverá ser comercializado como hatchback ou berlina, enquanto o i2 será um crossover compacto com a opção de uma carroçaria coupé. Fontes da BMW descrevem o i2 como um sucessor espiritual do primeiro automóvel elétrico da marca, o i3, lançado em 2013 e descontinuado em 2022.

Morte do Classe A é oportunidade

A BMW mantém a aposta no Série 1 e nos seus derivativos. A estratégia passa por estar presente em todos os segmentos importantes, naquilo que constitui um forte contraste com a rival Mercedes-Benz, que irá acabar de vez com o Classe A em 2026.

Em declarações recentes aos nossos congéneres da Autocar, o diretor de produto da BMW, Bernd Körber, afirmou que a marca quer crescer em todos os mercados e ligar-se à geração mais jovem, sendo essencial ter modelos de entrada como o Série 1 e Série 2 para alcançar esse objetivo.

BMW quer aproveitar espaço vago deixado pelo Mercedes-Benz Classe A

"Claro que a rendibilidade será menor, mas irão ao encontro de um propósito diferente que é chegar a clientes mais jovens e a desenvolver a BMW em determinados mercados", sublinhou Bernd Körber.

Este responsável da BMW considera que o fim do Classe A representa uma oportunidade para a BMW aumentar a sua quota de mercado com o Série 1.

BMW i1 previsto para 2027

A marca bávara pretende lançar o i1 elétrico em 2027, enquanto o mais desportivo i2 deverá chegar em 2008. Contudo, enquanto os renovados Série 1 e Série 2 irão continuar a utilizar a plataforma atual FAAR, os dois novos compactos elétricos serão projetados a partir da nova arquitetura dedicada para veículos elétricos Neue Klasse

Aquela plataforma terá duas variantes distintas: NBx, para tração dianteira e integral; e NAx, para tração traseira e integral. Esta última também será a base para a plataforma maior NDx destinada a modelos de luxo, como também a plataforma mais leve ZAx, reservada exclusivamente aos futuros automóveis elétricos desportivos da divisão BMW M.  

LEIA TAMBÉM
"Salto quântico" nos EV. Vision Neue Klasse X é o SUV do futuro na BMW

Os primeiros modelos vão usar a plataforma NAx, incluindo a segunda geração do SUV iX3 e a berlina i3 baseados nos protótipos Neue Klasse, e estarão disponíveis com tração traseira ou integral. 

Contudo, os novos i1 e i2 irão ser os primeiros modelos da BMW a serem baseados na plataforma NBx, com tração dianteira ou, em opção, integral.