Numa altura em que as preocupações ambientais têm cada vez maior peso, junto dos novos consumidores, a BMW decidiu colocar os limites um pouco mais além, com a apresentação de um novo concept elétrico, construído totalmente de material reciclado. Inclusive, as baterias!
Imaginado como uma solução de transporte para as cidades, em 2040, este novo concept, que a BMW decidiu baptizar de i Vision Circular, assume-se como uma proposta compacta 100% elétrica de quatro lugares.
Em termos estéticos, o estudo, que a marca alemã deu a conhecer no Salão Internacional do Automóvel de Munique, atualmente a decorrer, destaca-se pelo facto de reimaginar a tradicional grelha de duplo rim da marca de Munique, a qual passa a integrar as ópticas, como nos BMW clássicos, ao mesmo tempo que pode exibir mensagens para o exterior.
A chamada torção Hofmeister também recebe uma atualização, neste caso, integrando uma superfície digital fina, numa espécie de corpo monobox angular, com acabamento em alumínio dourado anodizado, ao invés de tinta.
LEIA TAMBÉM
Série especialíssima. Jeff Koons assina edição limitada do BMW 850 i Gran Coupé
Contudo, mais importante do que o design, é, sem dúvida, o esforço feito no domínio da sustentabilidade, com o i Vision Circular a integrar algumas filosofias de defesa do Ambiente adoptadas pela BMW, e que acabam traduzindo-se num modelo 100% feito de materiais reciclados. Sendo que, atingido o fim da vida, todo o modelo pode ser reciclado; inclusivamente, as baterias!
Defendendo que, a maneira como um automóvel é feito, é tão importante, em termos climáticos, quanto as emissões que liberta através do tudo de escape, a BMW optou, assim, por fazer todos os componentes de metal, em alumínio e aços secundários (reciclados), ao passo que a bateria, de estado sólido, é, também ela, fabricada com recurso a materiais reciclados. Os quais podem, depois, ser igualmente reciclados, no final da vida.
Igualmente alvo de atenção, foram os pneus, feitos de borracha natural certificada e sustentável, a qual adiciona partículas coloridas de borracha reciclada, como forma de garantir resistência, além de uma aparência distinta.
O concept integra, ainda, tecnologia Vehicle to Grid (V2G), o que lhe permite devolver a energia não utilizada e acumulada na bateria, à rede energética.
Passando ao habitáculo, destaque para uma enorme placa de Kryptonite a revestir a zona central do tablier e que usa efeitos de luz, para mostrar o cérebro do carro em funcionamento, com as tradicionais informações relacionadas com a condução a serem exibidas, através de uma espécie de head-up display, na base do pára-brisas. Já que não existe qualquer ecrã táctil destacado.
Quanto aos ocupantes, instalam-se em assentos reciclados de cor Lavanda em tudo idênticos aos utilizados nos modelos BMW M, ao passo que o volante, de design quadrado, é impresso em 3D, utilizando como material biológico a madeira em pó.