A BMW está a desenvolver tecnologia de propulsão a hidrogénio em conjunto com a Toyota. Sendo que, a marca alemã acaba de revelar agora que o seu primeiro modelo a hidrogénio terá por base o SUV X5 e deverá chegar já em 2022. Ainda que em pequenas quantidades.
Segundo anuncia agora a marca alemã, da cooperação com a Toyota, no desenvolvimento de propulsão com tecnologia de células de hidrogénio, deverá resultar toda uma nova gama de veículos a pilha de combustível. Produzidos, de início, em pequenos lotes, e com chegada prevista ao mercado na segunda metade desta década; isto, acrescenta a BMW, caso a procura o justifique.
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Contudo e segundo também acaba de revelar a BMW, a primeira destas novas propostas poderá sair já em 2022, na forma de uma nova variante do X5, movida a hidrogénio.
O protótipo deste novo carro, foi, de resto, apresentado durante a edição de 2019 do Salão de Frankfurt, como BMW i Hydrogen NEXT. Basicamente, um FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle, ou seja, um veiculo elétrico, cuja energia seria retirada de uma pilha de combustível a hidrogénio.
Com 6 kg de hidrogénio comprimido a 700 bar, distribuídos por 2 tanques, a pilha de hidrogénio instalada no X5 contribui para garantir, por si só, uma potência de 168 cv, disponíveis através do motor elétrico. O qual, acrescente-se, pode ainda recorrer à energia de uma segunda bateria, posicionada debaixo do motor elétrico, que, indo buscar energia também ao sistema regenerativo de travagem, ajuda a assegurar uma potência máxima de 368 cv, neste SUV alemão.
Finalmente e também a contribuir para a eficácia do sistema, um conversor elétrico, responsável por ajustar permanentemente a voltagem entre a pilha de hidrogénio e o motor elétrico.
Um passo importante para a BMW
A colaboração entre departamento de pesquisa e desenvolvimento da BMW e a Toyota, no sentido a desenvolver tecnologia de propulsão a hidrogénio, remonta a 2015, sendo que, desde então, a marca germânica já desenvolveu uma pequena frota de protótipos que adotam esta tecnologia.
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Baseados no Série 5 GT, estes protótipos estão dotados de um sistema de condução desenvolvido pelas duas marcas, e utilizam a pilha de hidrogénio da marca nipónica.
Segundo o diretor do departamento de pesquisa e desenvolvimento da BMW, Klaus Froehlich, esta tecnologia poderá começar a aparecer, em primeiro lugar, nos crossovers da marca. Com o mesmo responsável a garantir que, "a tecnologia de propulsão a hidrogénio pode, a longo prazo, vir a tornar-se num importante quarto pilar dos tipos de propulsão oferecidos pela BMW, sobretudo nos patamares mais altos da nossa gama X".