A par dos EV. BMW prepara PHEV com autonomias elétricas de 100 km

Embora a trabalhar numa série de novos modelos 100% elétricos, a BMW prepara uma nova geração de híbridos plug-in, com autonomias elétricas de 100 km.

Embora a trabalhar numa série de novos modelos 100% elétricos, a BMW promete não deixar cair as motorizações híbridas plug-in. A demonstrá-lo, o facto do construtor de Munique estar a preparar numa nova geração de híbridos plug-in, ou PHEV, capazes de circular até 100 quilómetros, em modo exclusivamente elétrico!

A revelação foi feita por Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG, que, mesmo sem entrar em muitos detalhes, garantiu que a marca alemã continua apostada em desenvolver novas motorizações híbridas plug-in, de carregamento externo. Sendo que, o próximo passo, é garantir que estes modelos consigam elevar as respectivas autonomias elétricas, para valores a rondar os 100 quilómetros.

LEIA TAMBÉM
Demorou, mas chegou. BMW Série 4 apresenta-se para afrontar concorrência

De resto, o mesmo responsável deixou a garantia de que a BMW deverá chegar ao final deste ano com um total de 12 híbridos plug-in, e com mais a caminho.

Pieter Nota revelou ainda que a companhia acredita que, já em 2025, o peso dos veículos eletrificados nas vendas da BMW poderá rondar entre os 15 e os 25%, sendo que as expectativas passam por atingir a marca dos 25%, na Europa, já em 2021. Isto, para, em seguida, chegar a 2030, com os PHEV a representarem 50% dos carros transaccionados pelo construtor.

Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG
Pieter Nota, membro do Conselho de Administração da BMW AG

Numa altura em que muitas marcas automóveis parecem mais interessadas em passar diretamente para o Veículo Elétrico, Nota contrapõe recordando que os PHEV "oferecem o melhor dos dois mundos", já que podem fazer distâncias não muito longas em modo exclusivamente elétrico e, em seguida, fazer uma viagem longa, sem necessidade de recarregar as baterias.

Quanto à preferência de muitos construtores pelo veículo 100% elétrico, este responsável afirma não acreditar que esta possa ser a solução ideal para todos os casos. Pelo que a BMW prefere disponibilizar várias tipos de opção, de forma que os seus clientes possam escolher a que mais lhe convém. Dando, mesmo, o exemplo da próxima geração do Série 7, que, segundo Nota, chegará com motores a gasolina, Diesel, mas também PHEV e 100% elétricos.

O BMW Série 7 retocado, já para o verão deste ano
O BMW Série 7 retocado, já para o verão deste ano

Programa de compensações para PHEV a caminho

Nestas declarações, o membro do Conselho de Administração da BMW AG revelou ainda que o construtor lançará, num futuro próximo, um novo programa de compensações para veículos híbridos plug-in. O qual, funcionará numa base de pontos, a atribuir aos utilizadores, por cada quilómetro feito em modo elétrico. Sendo que os clientes poderão, depois, trocar esses pontos, por prémios.

Desconhecido é, no entanto e para já, que tipo de prémios serão, ainda que um sistema deste género, possa funcionar como um aliciante extra, nos esforços de encorajamento para uma mobilidade cada vez mais elétrica.