A BMW vai duplicar o investimento na nova fábrica de veículos elétricos da Hungria que terá uma linha de montagem de baterias.
A BMW vai investir dois mil milhões de euros na fábrica de Debrecen que também terá uma linha de montagem de baterias de alta voltagem. Isto permitirá à marca alemã melhorar a logística para a produção da nova geração de veículos elétricos que utilizarão a plataforma "Neue Klasse".
A produção de automóveis e baterias deverá arrancar até ao final de 2025. A fábrica de Debrecen será uma peça chave para a BMW enfrentar a Tesla, que continua a dominar as vendas de veículos elétricos em todo o mundo.
Com a nova plataforma, a marca de Munique pretende reduzir os custos das células para metade. além de aumentar a autonomia e a velocidade de carregamento até 30% em comparação com os modelos atuais.
O CEO da BMW Oliver Zipse adiantou que, numa primeira fase, a marca irá utilizar a nova plataforma em modelos elétricos para o segmento premium de dimensões médias como o Série 3.
LEIA TAMBÉM
BMW. Manter o carro antigo pode ser melhor do que comprar um novo?
A BMW tem três linhas de montagem de baterias, localizadas na Alemanha, Estados Unidos e China. As células das baterias serão fornecidas pelos chineses da CATL e da EVE.
Em Debrecen, as células da baterias serão montadas numa estrutura metálica que depois é montada por baixo do veículo.
A BMW tinha anunciado anteriormente que iria investir mil milhões de euros em Debrecen que terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano. A fábrica da Hungria será a primeira nova unidade industrial da BMW na Europa em mais de duas décadas.