Embora, na Europa, a liderança da Mercedes entre os construtores premium pareça não estar em causa, do outro lado do Oceano Atlântico, nos EUA, as coisas parecem ser substancialmente diferentes, com a BMW a dominar... seguida das restantes marcas europeias.
Após um ano de 2020 relativamente ao qual não haverá construtor automóvel de grande volume que não queria esquecer rapidamente, os números agora divulgados revelam que, no mercado da América do Norte, foi a BMW a conseguir lidar melhor com a crise.
Enquanto, na Europa, a rival Mercedes conseguia manter-se na frente da corrida entre as marcas premium, nos EUA, BMW, Mercedes e Lexus lutaram encarniçadamente por uma liderança que acabou ficando nas mãos da primeira. Ainda que, diga-se, por apenas algumas centenas de unidades...
Segundo os números relativos a 2020, a BMW conseguiu vender um total de 278.732 veículos nos Estados Unidos, número que não deixa de representar uma queda de 17,5% face ao ano anterior. Ainda que, não seja tanto por isso que o resultado acaba tendo um sabor agridoce, mas, mais, pela multa aplicada à marca alemã, pela norte-americana Securities and Exchange Commission, por inflacionamento das vendas, entre 2015 e 2019.
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Quanto ao segundo lugar, ficou na posse da marca de luxo da Toyota, a Lexus, que terminou o ano de 202 com 275.041 unidades transaccionadas, ainda assim, menos 7,7% que no ano anterior.
No lugar mais baixo do pódio, surge, então, a Mercedes-Benz, que terminou o último ano com um total de 275.041 carros vendidos (exceptuando vans), menos 13% que em 2019. Culpa, em grande parte, à queda de 46,5% nas vendas do Classe C e de mais de 30% na procura de Classe E e Classe S.
A confirmar o domínio das marcas europeias e, nomeadamente, alemãs, no actual mercado norte-americano premium, o quarto lugar da Audi, cujas vendas, apesar de terem caído 17% face ao ano anterior, ainda assim, terminaram com um total de 186.620 unidades transaccionadas. Neste caso, com destaque para as quedas, entre os 31 e 42%, na procura por modelos como o A4, A6 e A7, ao mesmo tempo que o crossover Q3 subia 84%!
Apenas como curiosidade, destaque para o facto da primeira marca norte-americana - Cadillac - surgir apenas no sexto lugar (no quinto, está a segunda marca da Honda para o mercado americano, a Acura) do ranking das marcas premium, seguida da Lincoln.