BMW divulga primeiras imagens oficiais do M3 elétrico

A BMW revelou as primeiras imagens oficiais oficiais do M3 elétrico, ainda que camuflado, o qual deverá ser lançado em 2028. Além da versão elétrica também haverá uma de combustão, baseada no motor atual de seis cilindros. As plataformas, no entanto, serão diferentes.

As imagens de um veículo de testes camuflado do denominado internamente como “M HP BEV” deixam antever diferenças relativas ao Neue Klasse 3, no qual se baseia. Os arcos das rodas são significativamente maiores, os pára-choques dianteiro e traseiro mais volumosos, e os travões de discos também são de maiores dimensões.

Esta unidade possui uma camuflagem semelhante ao do protótipo baseado no BMW i4 com motores nas quatro rodas, que a marca revelou recentemente, dando a entender que este poderá ser um dos últimos desenvolvimentos desse carro.

A nova geração do M3 deverá chegar aos concessionários no início de 2028 e apesar da BMW incidir a sua comunicação acerca do desenvolvimento da versão elétrica, aquele modelo desportivo também estará disponível com motor turbo a gasolina de seis cilindros em linha.

Os engenheiros da BMW M estão a trabalhar nas duas motorizações para maximizar o seu interesse junto dos consumidores e está em linha com o compromisso da BMW de continuar fiel às motorizações de combustão.

O bloco atual de seis cilindros em linha de 3,0 litros biturbo “S58” recebeu uma evolução para cumprir as normas de emissões, o que significa que, enquanto houver procura, o BMW M3 a gasolina continuará a ser comercializado juntamente com o elétrico, sendo este último baseado na plataforma Neue Klasse da BMW.

Combater a concorrência

Numa entrevista recente aos britânicos da Autocar, o CEO da BMW M Frank van Meel revelou as suas prioridades e planos para a eletrificação desta divisão. A primeira aposta passa por uma nova geração da berlina desportiva, desenvolvida a partir do zero para combater rivais elétricos e a combustão como o Mercedes-AMG C63, Porsche Taycan e Hyundai Ioniq 5 N.

Inquirido se as versões de combustão e elétrica do M3 iriam ter designações específicas, Frank van Meel respondeu: “É preciso separá-los? Um M3 é uma promessa, não um motor”. Isso deixa subentender que o veículo elétrico não irá adotar a designação iM3, apesar da BMW a ter registado.

A versão elétrica será baseada na nova geração do Série 3, que deverá começar a ser comercializada no próximo ano, enquanto a de combustão será um versão muito atualizada da atual geração G80 do M3, com influência do design M3.

Influência do peso das baterias

Franck van Meel admitiu que os automóveis desportivos elétricos da BMW de primeira geração são mais pesados do que os seus congéneres de combustão porque os clientes dos elétricos querem ter autonomia disponível e que - até à chegada das baterias de estado sólido - terão de usar baterias maiores e mais pesadas.

Contudo, o CEO da BMW M adiantou que com o aumento da infraestrutura pública de carregamento para veículos elétricos será possível equipar os carros desportivos com baterias mais pequenas e assim reduzir a relação peso / potência, o que é importante em qualquer automóvel, mas ainda mais nos de cariz desportivo.