Depois de longos meses de espera, eis que a BMW desvenda - finalmente! -, na abertura da norte-americana Monterey Car Week de 2024, a nova BMW M5 Touring. Carrinha que adiciona à versatilidade, habitabilidade e capacidade de carga, a performance e emoção já conhecida da berlina, tudo isto, com preços a condizer!…
Nova geração de uma carrinha que já conquistou, entre os fãs do Automóvel, um espaço muito próprio, a nova BMW M5 Touring mantém as proporções robustas e imponentes que caracterizam a linha M, acrescidas de uma certa elegância e sofisticação. Resultado, também, da presença da nova grelha frontal M, acrescida de entradas de ar generosas que procuram optimizar o fluxo de ar para o motor.
Já na traseira, um difusor com duas saídas de escape duplas e design aerodinâmico, procuram reafirmar o carácter desportivo do modelo.
Passando ao interior, a BMW promete um "verdadeiro centro de tecnologia e luxo", com um cockpit totalmente direccionado para o condutor, com o seu ecrã curvo e interfaces digitais, tudo num ambiente com acabamentos de elevada qualidade e bancos que se anunciam especialmente confortáveis.
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Resultado de uma carroçaria assumidamente familiar, a garantia, igualmente, não apenas de muita versatilidade, como também uma capacidade de carga que vai dos 500 aos 1.630 litros. Acomodando, assim, praticamente tudo o que possamos querer transportar.
Uma jóia chamada V8 biturbo
Relativamente ao motor, verdadeira jóia da coroa que é esta nova M5 Touring, a estreia de uma solução híbrida, traduzida num V8 biturbo de 4,4 litros, acompanhado de um motor elétrico e o sistema de tracção M Hybrid, a proporcionarem uma potência total combinada de 727 cv e um assombroso binário de 1.000 rpm. Qualidades que, em conjunto com uma transmissão M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic, três modos de atuação, Launch Control e Boost Control, permitem à carrinha desportiva alemã acelerar dos 0 aos 100 km/h em tão-só 3,6 segundos e atingir os 250 km/h de velocidade máxima; ou 305 km/h, quando equipada com o opcional pacote M Driver.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_grelhafrontal.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_jantetomada.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_motorV8biturbo.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_óptica.jpg]Por outro lado e graças à componente elétrica, a possibilidade de circular, sem pinga de gasolina e com recurso apenas à energia elétrica, até 67 km, fruto da presença de uma bateria de 18,6 kWh (úteis), recarregável em tomada AC de 11 kWh. Sendo que, com energia na bateria, a BMW promete um consumo de gasolina em trajecto combinado de 2,0 l/100 km, a par de 30,7 kWh/100 km, ao passo que, com esta esgotada, os valores WLTP, na gasolina, disparam para os 10,9 l/100 km… pelo menos.
Entre os atributos técnicos, destaque, ainda, para a presença do sistema de tracção integral M xDrive e diferencial ativo M, com três modos - 4WD, 4WD Sport e 2WD para tração traseira pura com sistema DSC desligado -, seleccionáveis através do Menu M Setup, além da suspensão adaptativa M, Direcção Activa Integral, direcção M Servotronic com relação variável e sistema de travagem integrado com duas definições de sensibilidade e resposta ao pedal. Neste último caso, acompanhado de jantes em liga leve M, de 20 polegadas à frente e de 21" atrás.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_bancotraseiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_consolaentrebancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/08/BMWM5TouringNG2024_tablier.jpg]Finalmente e já em salvaguarda da segurança, uma extensa lista de sistemas de segurança activa, de apoio à condução e até ao estacionamento. O qual pode, inclusivamente, ser feito a partir do exterior do automóvel, com recursos a um smartphone com a aplicação Parking Assistant Professional.
Começa nos 170 mil euros
A terminar, dizer apenas que a nova BMW M5 Touring, cuja produção está já atribuída à fábrica alemã de Dingolfing, deverá começar a chegar aos mercados europeus em novembro deste ano, sendo que e pela primeira vez, será também comercializada do outro lado do Atlântico, nos EUA.
Quanto a preços, a BMW anuncia, desde já, um preço de venda recomendado para Portugal a partir de 170.000€.