O diretor de design da BMW Domajoc Dukec não entende porque motivo a estética dos veículos elétricos tem de ser diferente dos seus congéneres de combustão e porque de ter uma linguagem específica de estilo.
Algumas marcas introduziram um design específico nos seus veículos elétricos, mas o diretor de design da BMW Domajoc Dukec afirma não entender essa lógica.
Numa conferência de imprensa durante o Concorso d'Eleganza Villa d'Este, realizado em Como, no norte de Itália, o responsável da marca de Munique perguntou: "Porque motivo um carro elétrico tem de ter um aspeto diferente?" E prosseguiu: "Sou a mesma pessoa. Quero a mesma experiência. Vou ter a mesma vida. Não quero que tudo seja totalmente diferente. Caso se torne diferente, então é diferente porque faz sentido para toda a gente. Não fazíamos um design diferente para um diesel ou um gasolina".
Os comentários de Domajoc Dukec foram poucos dias antes da BMW ter revelado o novo Série 5 e i5. Ambos são quase idênticos em termos de imagem à semelhança do que sucedeu com o Série 7 e o i7. Na verdade, o único veículo elétrico diferente, em termos de design, é o iX, que não tem versão de combustão. Isso leva Domajoc Dukec a argumentar que a eletrificação não tem um impacto real na liberdade de design.
O mesmo design
"As pessoas têm o mesmo espaço no interior. Podem dizer que não existe motor à frente, mas ainda existem motores. Temos uma bateria maior e temos de colocar os componentes por baixo da carroçaria - que estariam onde está a bateria - num outro local. Mas ainda é necessária refrigeração".
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Domajoc Dukec sugere que a sustentabilidade não tem de ser um compromisso estilístico, salientando que algumas marcas obrigam os clientes a escolher entre um veículo de combustão convencional ou um elétrico. Pelo contrário, a BMW propões aos seus clientes a escolha de uma motorização de combustão ou elétrica, mas com um design consistente entre ambas.