Chega em 2023. BMW vai produzir futuro Countryman na Alemanha

A BMW acaba de agendar a produção da próxima geração Mini Countryman, cujo lançamento está previsto para 2023, para a Alemanha.

Resultado dos esforços de contenção de custos, dentro do próprio grupo automóvel, a BMW acaba de decidir transferir a produção da próxima geração Mini Countryman, cujo lançamento está previsto para 2023, para a Alemanha.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que, tanto as versões com motores de combustão, como as variantes elétricas, passarão a sair das linhas de montagem da fábrica da BMW em Leipzig.

Recorde-se que a marca de Munique já produz, nessa mesma linha de montagem, tanto o BMW Série 1, como o Série 2 Active Tourer. Duas propostas que, acrescente-se, vão partilhar a plataforma como o futuro Countryman.

Mini Countryman SE

Com esta decisão, Leipzig tornar-se-á, igualmente, na primeira fábrica do grupo a produzir, ao mesmo tempo, modelos BMW e Mini.

Já na perspectiva da marca britância, a medida agora anunciada reveste-se de particular importância, devido ao peso que o Countryman tem nas vendas da Mini. Cuja quarta geração surgirá pouco depois do lançamento do novo três portas, cujas motorizações térmicas deverão continuar a ser produzidas no Reino Unido, enquanto as versões elétricas sairão das linhas de montagem na China.

LEIA TAMBÉM
Mini Countryman renova-se a meio do ciclo de vida com reforço no equipamento

Entretanto, a Mini também está a desenvolver um novo crossover compacto, cuja produção será realizada na China, sendo que o objectivo da marca britânica é que todos os modelos Mini venham a oferecer, a partir de 2023, pelo menos uma versão elétrica ou eletrificada.

Em comunicado, o director-geral da fábrica da BMW em Leipzig, Hans-Peter Kemser, afirmou já que, "durante os últimos anos, temos vindo a trabalhar continuamente no sentido de garantir à nossa fábrica um futuro de sucesso. Com a conquista da futura geração Mini Countryman, é mais um argumento fundamental nesse sentido".

Recorde-se que a atual geração do Mini Countryman, lançada em 2017, já é produzida fora do Reino Unido, mais concretamente, na fábrica da VDL Nedcar, em Born, Holanda.