A BMW utiliza uma cor vermelho alaranjada para iluminar o painel de instrumentos dos seus automóveis. Saiba que essa opção não é um capricho, mas tem fundamento científico.
Se exteriormente um dos traços caraterísticos dos automóveis da BMW é a grelha do motor em duplo rim, a iluminação interior vermelho alaranjada também é específica da marca bávara.
Na verdade desde a década de 1970 que a BMW tem utilizado esse tom alaranjado, que corresponde a uma luz de 605 nm de comprimento de onda.
Segundo o fabricante de Munique, a adoção dessa cor está relacionada com questões de natureza biológica e física, e não a simples razões estéticas.
Dois tipos de fotorrecetores
O motivo está relacionado com os fotorrecetores do sistema de visão e a forma como se comportam os olhos durante a noite.
Localizados na retina, estes fotorrecetores são células que captam a luz e transmitem para o cérebro um impulso nervoso correspondente à qualidade dessa luz, permitindo que o cérebro reconheça imagens.
Os recetores são de dois tipos: cones e bastonetes. Os primeiros são responsáveis pela visão quando existe um certa quantidade de iluminação, proporcionando informação sobre a cor e abrange a componente da visão espacial.
Por sua vez, os bastonetes asseguram a visão em condições de iluminação muito baixa e possuem um sensibilidade até mil superiores à dos cones e consegue reunir informação acerca do brilho.
Por outro lado, a luz possui vários comprimentos de onda, desde as ondas de rádio, passando pelos raios-x, pelos raios ultravioleta ou a própria luz visível. Assim, a reduzida quantidade de luz visível pelo olho humano recebe o nome de espectro visível.
Associação a "luz e calor"
Assim, o vermelho alaranjado de 605 nm utilizado pela BMW está localizado à direita desse espectro, o mais longe possível dos raios UV e demais componentes básicos da luz solar.
Essa é a cor captada mais facilmente pelos bastonetes, responsáveis pela visão com baixa iluminação.
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Além disso também permite consultar a instrumentação e voltar a concentrar a visão na obscuridade da estrada, sem que o condutor sofra da "cegueira transitória" típica quando, por exemplo, se desliga a luz de uma divisão e pouco depois se começa a ver.
Por outro lado, esse tom também tem um outro efeito secundário positivo, que transmite calma, conforto e tranquilidade, já que se trata de uma cor quente associada ao pôr do sol e à sensação de "luz e calor" de fim de tarde.
A opção de cor da instrumentação da BMW também foi escolhida pela maioria dos fabricantes de aviões e helicópteros, que utilizam o mesmo tom vermelho alaranjado para iluminar os seus painéis de instrumentos, assim como o interior de submarinos ou outros veículos militares.