A BMW irá disponibilizar a tecnologia de condução autónoma de Nível 3 Personal Pilot L3 no Série 7 e no i7, a partir de março de 2024. Numa primeira fase só na Alemanha.
A BMW vai ser a segunda marca, a seguir à Mercedes-Benz, a disponibilizar condução autónoma de nível 3 na Europa.
A marca alemã vai introduzir comercialmente a tecnologia Personal Pilot L3 na gama Série 7 - incluindo alguns modelos da variante elétrica i7 - a partir de março de 2024. Numa primeira fase, o sistema só estará disponível na Alemanha.
À semelhança do Drive Pilot da Mercedes-Benz, a tecnologia da BMW irá permitir a utilização do sistema pelos condutores a uma velocidade até 60 km/h em autoestradas. Os condutores poderão tirar os olhos da estrada e as mãos do volante para responder a emails ou ver conteúdos no ecrã central do painel de instrumentos.
O sistema de condução autónoma de nível 3 será proposto por 6000 euros, obrigando à instalação de tecnologia adicional como o sensor Lidar e uma mapa de alta definição ligado em tempo real à Cloud através de 5G.
Mais uma opção
O custo está em linha com o valor pedido pela Mercedes-Benz para a sua tecnologia Drive Pilot, que é de 5950 euros no Classe S. Contudo, a Mercedes-Benz aumenta o valor para 8841 euros na versão elétrica daquele modelo, o EQS.
A Mercedes-Benz lançou a tecnologia em março do ano passado, a qual usa radar, lidar e câmaras, como também sensores de ultrassons e de humidade para fornecer ao veículo dados acerca das condições da estrada. O sistema controla a velocidade, a travagem e o posição na faixa.
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Quando o Personal Pilot está disponível, os condutores do BMW são alertados através de um ecrã localizado atrás do volante, sendo ativado através de um botão. Os sinais acústicos e visuais avisam quando o condutor tem de voltar a assumir o controlo.