A BMW prepara-se para dar início à produção dos primeiros protótipos de baterias de estado sólido, ainda durante a primeira metade de 2023. Sendo que o objectivo último é arrancar com a produção em massa, antes de 2025.
Os prazos agora conhecidos decorrem, segundo revela o BMW Group em comunicado, da expansão do acordo já existente com a Solid Power, que permitirá à empresa alemã avançar com a produção de protótipos de células de estado sólido, no seu Cell Manufacturing Competence Center, em Parsdorf, perto de Munique, com base nos avanços já feitos pela start-up norte-americana.
Segundo noticia a Automotive News Europe, com base declarações proferidas pelo director de Pesquisa e Desenvolvimento de baterias da BMW, Peter Lamp, o fabricante automóvel alemão deverá começar a produzir estes protótipos ainda durante o primeiro semestre de 2023. Isto, com o objectivo de obter células de bateria de capacidade suficiente, para serem testadas num veículos, ainda antes de 2025.
Vale a pena recordar que a Solid Power celebrou parcerias de desenvolvimento desta tecnologia, não apenas com a BMW, como também com a Ford. Duas companhias que, hoje em dia, também já fazem parte do lote de investidores da start-up norte-americana.
Apesar do alargar da parceria com a BMW, a Solid Power continuará o seu trabalho de desenvolvimento desta tecnologia, visando alcançar determinados patamares de desempenho, que permitirão, a partir daí, a celebração de novos contratos de fornecimento desta nova solução de bateria.
LEIA TAMBÉM
BMW i4. Nova versão de entrada disponível em Portugal
Aliás e numa altura em que são já muitas as empresas e star-ups envolvidas neste desiderato, o objectivo generalizado parece ser o de conseguir um nível tecnológico, que justifique a passagem desta solução, à produção em massa. Sendo que, da parte da Solid Power e da BMW, "temos boas equipas", afiança Lamp, embora, "caso continuemos a avançar individualmente, não seja possível atingir a mesma velocidade de desenvolvimento, que unindo forças".
Já parte da Solid Power, o atual presidente-interino da empresa, David Jansen, garante que "estamos bastante adiantados no processo" de desenvolvimento de baterias de estado sólido. Desabafando, mesmo, que "o Conselho de Administração está muito animado" com a forma como as coisas estão a correr.