A EVE vai fornecer baterias cilíndricas à BMW para a nova geração de veículos com a arquitetura Neue Klasse da marca alemã que, assim, adota uma tecnologia igual à da Tesla para os seus veículos elétricos.
A BMW deverá receber baterias cilíndricas grandes para os seus automóveis elétricos na Europa que serão fornecidas pelos chineses da EVE Energy, segundo refere o Automotive News Europe. Isto significa que a marca de Munique irá seguir as pisadas da Tesla ao adotar esta nova tecnologia.
A EVE assinou contratos para ser o principal fornecedor de células de bateria da BMW na Europa para a nova geração de veículos elétricos que deverá começar a ser comercializada em 2025.
Os veículos irão utilizar a nova arquitetura Neue Klasse da BMW e inicialmente serão inseridos no segmento premium de dimensões médias como o Série 3.
A Tesla começou a fabricar este ano as novas baterias cilíndricas de maiores dimensões 4680, com 46 milímetros de diâmetro e 80 milímetros de comprimento. Os especialistas esperam que estas baterias tenham um custo de produção mais baixo e uma autonomia maior em comparação com a atual geração de baterias cilíndricas 2170.
As baterias da EVE terão uma dimensão semelhante e deverão ser produzidas numa grande fábrica para baterias cilíndricas no centro da China.
Mudança das prismáticas para cilíndricas
A mudança da BMW, que atualmente utiliza baterias prismáticas com formato rectangular, sublinha o aumento do interesse pelas novas baterias cilíndricas de maiores dimensões.
As baterias prismáticas tornaram-se as mais populares junto da indústria automóvel nos últimos dois anos devido à sua maior densidade energética. Contudo, os defensores das baterias cilíndricas argumentam que o novo formato de maiores dimensões tornou-se mais económico devido às melhorias na densidade energética.
LEIA TAMBÉM
A partir de 2025. BMW vai usar baterias cilíndricas da chinesa CATL nos EV
Além da EVE também os chineses da CATL - a maior fabricante mundial de baterias - também deverá começar a fornecer baterias à BMW a partir de 2025, as quais serão produzidas em Debrecen, na Hungria.
A BMW também está a construir uma fábrica na mesma cidade húngara, onde pretende produzir veículos elétricos desenvolvidos a partir da nova arquitetura Neue Klasse.
A EVE foi fundada em 2001 pelo investigador em baterias de iões de lítio Liu Jincheng e também é fornecedora da Xpeng. A sua dimensão é bastante inferior ao da CATL, já que ocupa a oitava posição no mercado chinês de baterias com uma quota de 2,3% contra os 48% da CATL.