A BMW construiu o AVT para ter alguma coisa para mostrar na inauguração do seu túnel de vento em 1981. O protótipo parece uma versão retro do Volkswagen XL 1 que surgiria 32 anos depois.
A aerodinâmica desempenhou sempre um papel importante no design dos automóveis. À medida que os veículos elétricos vão ganhando penetração no mercado, as marcas também procuram torná-los ainda mais esguios para maximizarem a autonomia.
Há décadas que as marcas procuram reduzir o coeficiente de arrasto aerodinâmico. O protótipo AVT de 1981 foi o primeiro resultado da BMW para apresentar um exterior mais aerodinâmico.
O chefe de design da BMW Domagoj Dukec andou a vasculhar nos arquivos da marca e encontrou imagens raras do AVT que publicou na sua conta da rede social Instagram. Refere-se àquele veículo como "um dos mais misteriosos protótipos na história da BMW". De acordo Domagoj Dukec, a empresa construiu esse protótipo para ter alguma coisa para mostrar na inauguração do túnel de vento que aconteceu nesse ano.
AVT são as iniciais de Aerodynamischer Versuchsträger, o que significa veículo aerodinâmico de teste. Como era apenas um exercício de design não tinha cadeia cinemática nem motor, mas apenas uma escultura para testes no túnel de vento.
Design aerodinâmico
O design é caraterizado por um nariz comprido que se prolonga para o pára-brisas como um arco fluido. A versão reduzida da grelha de duplo rim da BMW pode ser encontrada na parte dianteira. Os faróis retráteis permitiam que o capot tivesse um aspeto suave.
As coberturas tapavam as jantes frontais para manter as laterais aerodinâmicas. Existem flancos que conduzem o ar para trás das embaladeiras traseiras. Como não há interior não se sabe se as portas abriam, mas se isso acontecesse o design indicia que teriam asa de gaivota.
A traseira tem uma forma descendente, tipo Kammback, acabando verticalmente. Este tipo de linha reduz o arrasto aerodinâmico, como era o que se pretendia no AVT.
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A forma do BMW tem algumas semelhanças com o Volkswagen XL 1. Ambos partilham elementos como o estilo suave e a carenagem por cima das rodas traseiras. Quando se pretende projetar um veículo para maximizar a aerodinâmica, aquele é a silhueta ideal. Ao contrário do AVT, o XL 1 teve uma produção limitada, a partir de 2014.
O destino do BMW AVT é incerto, pois tanto se pode encontrar num armazém ou ter sido destruído como acontece frequentemente aos protótipos que não andam.