Mais de meio século de rivalidade faz do BMW Série 5 e do Mercedes Classe E as principais referências do segmento executivo. Uma disputa que começou muito antes do mercado se ter dividido em segmentos e subsegmentos. Numa época em que ecrãs táteis e híbridos com bateria recarregável fariam seguramente parte do universo da ficção científica. Hoje, quando a sofisticação se mede pelo tamanho dos ecrãs e a condução com emissões zero é decisiva para os benefícios fiscais, a disputa mantém-se mais acesa do que nunca. Ou a iluminação LED não se estendesse das óticas ao interior, sem esquecer a moldura da grelha.
Com a gama PHEV limitada à gasolina, o BMW Série 5 parte em desvantagem face ao Mercedes Classe E, que tem no Diesel E 300 de um verdadeiro campeão das longas distâncias. Custa mais dois mil euros mas, com o depósito e a bateria cheios, tem autonomia para mais de 1000 km. A realidade da gasolina é diferente e as melhores estimativas do computador de bordo do Mercedes E 300 e apontam para 746 km. Seis quilómetros à frente do BMW 530e.