Para novembro. BMW apresenta os dois novos híbridos plug-in do Série 5

A BMW acaba de apresentar duas novas motorizações híbridas plug-in, para a gama Série 5 - o 530e e o 550e xDrive. Em novembro, na Alemanha.

A BMW acaba de agendar o lançamento daquelas que são as novas motorizações híbridas plug-in, na gama Série 5, já para o próximo mês de novembro. Designadas comercialmente de 530e e 550e, estas duas novas propostas apresentam como principal vantagem autonomias, em modo elétrico, entre os 90 e os 103 quilómetros WLTP.

Recorrendo ambas à mesma e já bem conhecida tecnologia eDrive para veículos híbridos plug-in, as duas novas versões do BMW Série 5 diferenciam-se, no entanto, entre si, pelo facto de ostentarem, na base, blocos a gasolina distintos: enquanto o 530e escolhe um quatro cilindros 2,0 litros, o 550e e opta por um mais generoso seis cilindros em linha 3,0 litros.

Graças a estas escolhas, mas também à opção por uma bateria de iões de lítio de maior capacidade (19,4 kWh), o 530e acaba anunciando não somente uma potência máxima de 299 cv e um binário de 450 Nm, mas também uma autonomia, em modo exclusivamente elétrico, entre os 93 e os 103 km.

Já o BMW 550e, beneficia de uma potência que chega aos 489 cv e de um binário máximo que toca os 700 Nm, perdendo, no entanto, na autonomia elétrica, a qual não vai além dos 90 km. Embora e neste caso, culpa também dos consumos ligeiramente mais altos que a inclusão de um sistema de tracção integral xDrive acarreta.

LEIA TAMBÉM
BMW Série 5. Oitava geração vem acompanhada com versão elétrica i5

De resto e ainda sobre consumos, a BMW assegura que, graças ao sistema eDrive, cujo motor elétrico surge integrado na caixa automática Steptronic Sport de oito velocidades, ambas as versões conseguem médias particularmente baixas e que podem variar entre os 1,0 e os 0,6 l/100 km, já segundo a norma WLTP.

Pouco mais de 3 horas para repor 100% da capacidade

Relativamente ao carregamento externo da bateria, a marca de Munique assegura que a reposição total de energia pode ser feita em 3h15m, sendo que ambos os veículos beneficiam, ainda, de sistema de recuperação de energia, durante a condução.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_emblema5.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_grelha.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_jante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_logotipoversão.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_rebordoporta.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_traseira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_acarregar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/09/BMW530eNG2023_bagageira.jpg]

Em termos de equipamento, tanto o BMW 530e, como o BMW 550e, dispõem de uma extensa lista de argumentos, da qual fazem parte, entre outros, um conjunto de jantes mais aerodinâmicas de 19 polegadas, além da tecnologia IconicSounds Electric. Solução a qual procura garantir uma sonoridade adequada à pressão feita no acelerador, quando em condução 100% elétrica, também como forma de elevar as sensações de condução.

Para novembro... na Alemanha

A terminar, referir apenas que, estas duas novas versões do atual BMW Série 5, começarão por ser lançadas, primeiramente, no mercado da Alemanha, já em novembro, com preços que variam entre os 65.300€ (530e Sedan) e os 77.300€ (550e xDrive Sedan).

A partir daí, é expectável a sua introdução nos restantes mercados da Europa, Portugal incluído, assim como nos EUA.

Recordar, ainda, que, além destas duas novas propostas, a BMW acaba de lançar a primeira versão 100% elétrica na história do Série 5, estando igualmente a estudar a possibilidade de lançar uma nova versão do famoso M5, impulsionado por um sistema de propulsão PHEV muito semelhante ao estreado no enorme XM.