Sempre popular, a carrinha acaba de chegar à sétima geração da Série 3 da BMW. Com uma pegada igual à da berlina, a nova BMW 320d Touring oferece mais 20 litros de mala e um estilo inconfundível
É uma das carroçarias mais populares do segmento. Mesmo que não se tenha necessidade de transportar grandes cargas ou volumes, as carrinhas como o BMW 320d Touring exercem uma atração inexplicável sobre os condutores.
Consciente desse apelo irresistível, a BMW desenhou uma carrinha que tem exatamente as mesmas dimensões da berlina Série 3. Prolonga o tejadilho para além do eixo traseiro, substituindo o terceiro volume por um portão de grandes dimensões, para acrescentar 20 litros à capacidade da bagageira da berlina.
Com exceção da secção posterior, a partilha de componentes com o Série 3 é total, não faltando a nova forma de interagir com a viatura por meio da fala.
"Olá BMW" é a frase que desperta a inteligência artificial, permitindo a qualquer ocupante mudar a estação de rádio, chamar um contacto do telemóvel ou saber o estado do tempo sem ter de tocar em qualquer tecla.
Bagageira na média
Com 500 litros de capacidade, a bagageira da nova BMW Série 3 Touring está longe ser um poço sem fundo.
Tem formas regulares e um fundo falso, onde é possível arrumar a chapeleira e a rede de separação do habitáculo, mas não vai além da média do segmento. Perde para os 529 l do Volvo V60, iguala os 505 litros do Audi A4 Avant e ganha aos 460 l do Mercedes Classe C Station.
Concentrando as diferenças atrás dos bancos traseiros, o Série 3 Touring decalca o restante habitáculo da berlina. Uma opção natural que promove a habitabilidade da carrinha do último para o primeiro lugar entre as viaturas premium.
Principais beneficiados, os ocupantes da fila traseira usufruem de um aumento de 41 mm na distância entre eixos, podendo os de estatura mais elevada arrumar as pernas sem ter de encostar os joelhos às costas dos bancos dianteiros.
Era digital
Na frente, a entrada na era digital é recebida com a evolução para o sistema operativo BMW 7.0.
Com este chega o acesso ao BMW Live Cockpit Professional (2840 €), nome técnico de ecrã de 12,3'' que serve de painel de instrumentos virtual e complementa o ecrã tátil de 10,25'' do Control Display. É através do ecrã do centro do tablier que se controlam os sistemas secundários e acede ao espelho dos smartphones.
Com a nova arquitetura chega todo um conjunto de sistemas de apoio à condução, que reforçam as cinco estrelas conseguidas pelo Série 3 nos testes de colisão do EuroNCAP.
Incluídos de série encontramos o aviso de colisão e peões, com função de travagem na cidade, ou o Drivig Assistant com manutenção de faixa, para centrar o BMW 320d Touring na via sempre que este se aproxima dos limites sem sinalizar a intenção de mudar de faixa.
Dois litros e 190 cv
Conhecido do modelo anterior, o motor diesel de dois litros e 190 cv, associado à transmissão Steptronic de oito velocidades, não sofreu alterações. A grande diferença é feita pela qualidade da construção e pelo reforço do isolamento, que mantêm o trabalhar do bloco de quatro cilindros afastado do habitáculo.
Lembra-se do compromisso entre o conforto e o comportamento desportivo, que tantas queixas provocou ao longo das últimas gerações do Série 3 Touring? Pode esquecer. Agora podemos falar de conforto. E não é apenas por causa de haver mais espaço à disposição dos ocupantes. Mesmo rolando sobre jantes opcionais de 19'' (Pack desportivo M), a nova BMW 320d Touring digere a maioria das imperfeições do piso.
Explorando os modos de condução, pode-se aumentar ou diminuir a intensidade da resposta, tanto do motor, como dos amortecedores.
Ensaio publicado na íntegra na Turbo 460.