O BMW 220d é um carro divertido de se conduzir, com a vantagem de ter consumos bastante reduzidos, graças ao seu motor diesel. Entre outros argumentos que também poderão pesar no momento da escolha...
Em plena fase em que o mercado quase só liga a tudo o que é SUV, Crossover e elétricos, parece um anacronismo alguém se interessar por modelos com o estilo e as características do BMW Série 2 Coupé, ainda para mais com um motor Diesel que todos os governos querem banir.
Este é um coupé de duas portas muito baixo (só tem 1,39 metros de altura) e com quatro lugares, sendo os lugares traseiros pequenos e de difícil acesso o que exige uma certa ginástica para entrarmos para a parte traseira do carro.
Este é um modelo que segue a tradição da BMW quanto à posição dos motores e à tração. Assim, o motor Diesel de 2 litros está situado na longitudinal, posição que juntamente com a tração traseira contribui para uma distribuição 50/50 do peso. Esta relação, para além de otimizar a segurança, permite ter um comportamento desportivo equilibrado.
Funcionamento suave
Para além desta versão Diesel de 190 cv (neste caso não existe nenhuma versão com o motor diesel de 3 cilindros), no topo de gama temos o M 240i xDrive de 374 cv, um dos carros do seu segmento mais divertidos de conduzir.
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De todas as versões disponíveis o 220d é com certeza a mais económica, com os consumos reais a não se afastarem muito da média oficial, a não ser quando escolhemos o modo Sport onde o poder de arranque e recuperação são mais poderosos num motor que atinge o seu binário máximo de 400 Nm logo às 1750 rpm.
Nessa circunstância é natural que o consumo suba um pouco mais, mas sem nunca exceder os 7 l/100 km.
Parte dessa economia deve-se ao facto deste motor Diesel estar associado a um sistema de micro hibridização de 48 volts, formado por um pequeno motor elétrico para gerar energia de 11 cv e uma bateria de iões de lítio com capacidade para armazenar 0,53 kWh, o suficiente para proporcionar um funcionamento regular e otimizado do motor Diesel.
Mais uma vez este o motor diesel prova ser capaz de atingir metas ambientais superiores aos motores a gasolina. Qualquer motorização a gasolina com uma potência semelhante tem consumos superiores e emissões de CO2 mais altas. Só é pena que a BMW não aproveite os eficientes motores Diesel que tem nas diferentes versões híbridas plug-in, nomeadamente este motor 2 litros, à semelhança do que a Mercedes faz nalguns dos seus modelos.
Dinâmica atrevida
Habituados que estamos a testar cada vez mais SUV e outras fórmulas semelhantes é bom de vez em quando conduzir um veículo onde como no 220d Coupé estamos mais próximos da estrada, mesmo que seja nesta versão supostamente menos dotada dinamicamente que a versão M.
Veja os interiores abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_bancocondutor.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_consolaentrebancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_bagageirasaco.jpg]Surpreendentemente o 220d, para além de garantir excelentes prestações, com destaque para as acelerações e um poder de recuperação enorme, é bastante divertido de se conduzir.
O modelo tem todos os ingredientes para quem se entusiasma por traçados sinuosos, onde a direção muito direta e rápida permite definir com exatidão e uma segurança muito grande as trajetórias. E nem o seu peso de 1655 kg interfere nessa sensação de segurança que sentimos quando abusamos do acelerador e do seu modo mais desportivo.
A suspensão tem uma firmeza que casa bem com o seu estilo coupé. Tudo isto sem sacrificar o conforto que apesar de tudo sempre apreciamos independentemente de procurarmos a veia desportiva de um modelo com estas caraterísticas.
Descubra mais pormenores abaixo
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_frte.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_antena.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_farolim.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_difusortras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/11/BMW220dCoupé2022EnsaioGaleria_jante.jpg]A firmeza, sem ser desconfortável, é tão elevada que a carroçaria quase não adorna nas curvas mais apoiadas e nas estradas mais lisas. O facto do chassis apresentar uma rigidez elevada e da aerodinâmica ter sido bastante trabalhada ajudam a aumentar o prazer de condução e a segurança.
A caixa automática de oito velocidades tem uma gestão consentânea com o espírito desportivo que a BMW não quis deixar de dar a esta versão Diesel, ao mesmo tempo que o seu escalonamento não perde de vista a economia dos consumos. Neste caso, a margem a favor da primeira premissa é grande, graças ao apoio da hibridização.
Não sendo um carro familiar, não admira que a lotação esteja limitada a quatro lugares (2+2) e que a mala tenha uma capacidade de apenas 390 litros, coisa pouca quando comparado com carros mais pequenos. Também a abertura não nos deixa espaço para termos um acesso fácil.
BMW 220d Coupé
Preço 48 095 € (62 471 € versão ensaiada)
Motor Gasóleo 4 cil. em linha 1995 cc
Potência 190 cv (140 KW) / 7000 rpm
Binário Max. 400 Nm / 1750 - 2500 rpm
Transmissão Dianteira, Autom. 8 vel.
Comp/Larg/Alt.(metros) 4,53/1,83/1,39 m
Distancia entre eixos 2,74 m
Peso 1655 kg
Acel. 0-100 km/h 6,9 seg.
Vel. Max. 237 km/h
Consumo (L/100 Km WLTP) 5,4* (4,6)
Emissões de CO2 (WLTP) 121 g/km
* Medições TURBO
GOSTÁMOS
- Estilo
- Comportamento
- Prestações
NÃO GOSTÁMOS
- Mala
- Preço
- Acessibilidade traseira