Com o Golf GTI na mira. BMW apresenta 218ti de 265cv

A BMW acaba de dar a conhecer, de forma oficial, a mais recente versão do novo Série 1, o BMW 128ti, um rival directo do Volkswagen Golf GTI.

Depois de ter divulgado, no início de setembro, um teaser inicial, a BMW acaba de dar a conhecer, de forma oficial, a mais recente versão do novo Série 1, o BMW 128ti. Um compacto a aspirar altas prestações e que a marca de Munique aponta aos jovens condutores à procura de sensações desportivas, mas também aos clientes de propostas como o Volkswagen Golf GTI ou o Hyundai i30N.

Marcado, desde logo e no que à estética exterior diz respeito, pelas aplicações em vermelho, das quais faz parte a inscrição "ti" nos flancos, sinónimo de "Turismo Internazionale", o novo BMW 128ti assume a diferenciação, face aos restantes irmãos, recorrendo pára-choques dianteiro e traseiro redesenhados, além de claramente inspirados nos do M135i xDrive. Elementos a que se juntam ainda jantes de desenho exclusivo de 18 e 19 polegadas, além de ópticas BMW Individual Shadowline, com interior negro.

Passando ao interior, um habitáculo negro pontuado, igualmente, pela cor vermelha, nomeadamente, nas molduras e nos tapetes, com o encosto de braço central, à frente, a exibir, igualmente, a insígnia "ti" bordada perto da extremidade. Ao mesmo tempo que, nos cintos de segurança, é o bordado tricolor 'M' que faz a diferença.

O mesmo motor do M135i

Passando ao motor e numa clara resposta aos críticos que se queixam da perda da tracção traseira, enquanto sinónimo da pureza de condução de outros tempos, a BMW propõe, neste 128ti, nada mais, nada menos, que o mesmo propulsor do M135i - um quatro cilindros 2.0 litros. Embora e neste caso, com potência limitada a "apenas" 265 cv.

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Diferenças, também, na forma como é entregue a potência, com esta nova versão a abdicar da tracção integral xDrive, para optar apenas pela tracção dianteira, embora complementada com diferencial autoblocante do tipo Torsen. Sendo que, como transmissão, apenas e só uma caixa automática Steptronic de oito velocidades.

A acompanhar estas soluções, novas suspensões, de molas e amortecedores mais rígidos, a garantirem uma distância ao solo reduzida em 10 mm, assim como um novo sistema de travagem, de origem M Sport, com pinças fixas de 4 pistões no eixo dianteiro. Isto, para segurar um conjunto que consegue ser 80 kg mais leve que a versão topo de gama M135i xDrive.

A partir de Novembro

O novo BMW 128ti é esperado nos concessionários a partir do próximo mês de novembro... mas não em Portugal.

Segundo a TURBO conseguiu apurar junto da filial nacional da marca bávara, a BMW Portugal decidiu já não comercializar esta versão entre nós.