Com o objectivo declarado de apelar aos jovens condutores, a BMW prepara-se para fazer crescer a família Série 1, com a introdução de uma nova versão 128ti. A qual, posicionando-se logo abaixo do M135i xDrive, promete chegar - rápido! - já no próximo mês de novembro de 2020.
Mantendo, ao contrário do M, a configuração de tracção apenas dianteira, a próxima aquisição da gama de entrada da BMW encontra-se, neste momento, em fase final de desenvolvimento, no circuito de Nürburgring. Sendo, neste momento, já apresentado, naquelas que serão as suas formas finais, e praticamente sem camuflagem.
Ainda sobre esta versão 128ti, beneficia, face ao M135i xDrive, do facto de ser 80 kg mais leve, aproveitando, igualmente, a acção de um diferencial de deslizamento limitado Torsen, para colocar toda a sua potência no chão.
E já que falamos de potência, nota para o facto desta versão contar com um quatro cilindros 2.0 litros a debitar 265 cv de potência, ou seja, apenas menos 41 cv que o M135i, conjugado com uma caixa automática de oito velocidades. União que, por exemplo, lhe permite atingir os 100 km/h em 6,1 segundos.
LEIA TAMBÉM
Novo BMW Série 1: tracção dianteira e mais espaço
Ainda de acordo com a BMW, o modelo recebe, ainda, alterações na suspensão, que fazem com que perca 10 mm na altura ao solo, face ao Série 1 standard, assim como um novo setup na direcção, de forma a oferecer uma resposta mais directa.
Quanto aos travões, são os mesmos dos M135i xDrive, sendo que, opcionalmente, os clientes também podem optar por pneus mais desportivos.
Finalmente e embora não divulgue, pelo menos para já, o preço do 128ti, a BMW assume que esta versão destina-se aos clientes mais jovens que procuram uma proposta de condução mais excitante.
Como termo de comparação, importa recordar que o BMW M135i xDrive está disponível, em Portugal, por preços a partir dos 60.670 euros. Valor que, diga-se, não está propriamente ao alcance de todas as carteiras e, ainda menos, as mais jovens...