A Turbo Frotas & Comerciais 53 já se encontra à venda nas bancas e também para consulta online, sendo o biometano um dos temas de destaque nesta edição.
A diminuição do impacto ambiental da atividade dos transportes passa pela redução das emissões de dióxido de carbono. Atualmente já existem várias alternativas e uma das que já está disponível para uma transição mais rápida é a do biometano.
Para dar a conhecer esta solução, a Turbo Frotas & Comerciais 53 publica um dossier onde procura abordar este de várias perspetivas, desde quem quer impulsionar a utilização deste combustível, passando por quem o distribui e fornece equipamentos de abastecimento até quem o utiliza.
Além disso, o biometano também poderá servir de base para a produção do chamado hidrogénio "verde", combustível de que iremos ouvir falar bastante num futuro bastante. A tecnologia está a evoluir rapidamente, mas a rede de abastecimento ainda é incipiente, para não dizer quase inexistente.
No lado da oferta de veículos já estão a surgir algumas propostas no mercado e a mais recente vem da Iveco, que anunciou um camião fuel-cell, assim como um elétrico a bateria. Alguma da tecnologia foi fornecida pela Bosch, empresa que se quer tornar numa das referências.
Elétricos e pick-up
Para aplicações ligadas distribuição urbana e também suburbana, os veículos elétricos a bateria constituem uma solução bastante interessante, desde que a empresa / frotista tenha infraestrutura de carregamento.
Neste domínio, a oferta não só continua a aumentar, como é o caso do Maxus eDeliver 3 LWB ensaiado nesta edição, como já se começa a renovar e o exemplo mais recente é o Mercedes-Benz eVito, que recebe as mesmas alterações introduzidas nas versões de combustão.
Novidades também existem no universo das pick-up, cuja oferta também tem sido a ser reforçada. Nesta edição analisamos duas propostas: a Volkswagen Amarok Style 2.0 TDI de 204 cv e a Isuzu D-Max Cabina Dupla 1.9D de 164 cv 4x4 LSE com três lugares.
As mais recentes tendências na indústria são partilhadas pelo diretor-geral da MAN Portugal, David Carlos, que concedeu uma entrevista exclusiva à Turbo Frotas & Comerciais.
Oferta diversificada para frotas
No que se refere à oferta para frotas, nesta edição contamos com várias propostas diferenciadas como o BMW i4 eDrive35, o Ctroën ë-C4 X, o Peugeot 408 Plug-In Hybrid 180 e o Volkswagen Golf 1.0 TSI Sportline.
Para conhecer as novas tendências do mercado para as frotas fomos até Munique ao IAA Mobility 2023, certame onde as marcas chinesas estiveram presentes em força com os produtos que querem comercializar na Europa.
Se algumas marcas como a BYD ou a MG até já são relativamente conhecidas, outras como a Seres. Forthing ou Leapmotor eram ilustres desconhecidas, mas querem deixar de o ser, a curto prazo.
LEIA TAMBÉM
David Carlos – MAN Portugal. "Manter a estratégia dos últimos 25 anos"
No que se refere a marcas europeias, muitas optaram pela ausência, mas o certame ainda foi palco para estreias como o BMW Neue Klasse, Mercedes-Benz CLA Concept, Volkswagen ID 7, Renault Scénic E-Tech e Grand Kangoo ou o renovado Tesla Model 3.
A revista Turbo Frotas & Comerciais 52 já se encontra à venda nas bancas, mas também pode ser consultada online através desta ligação. Boas leituras