bilstein group é um dos "Campeões Escondidos na Alemanha"

Um estudo destaca as empresas alemãs líderes que vivem em anonimato, e coloca o bilstein group como um dos Campeões Escondidos da Alemanha

Um estudo realizado pela Universidade de Trier identificou os líderes incógnitos da estado germânico da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), destacando o bilstein group como um dos "Campeões Escondidos da Alemanha"

Pela primeira vez, um estudo destaca as empresas líderes, que são continuamente chamadas para a linha da frente na apresentação de novas soluções mas que estão longe dos holofotes da ribalta e do mediatismo. Esta investigação da Universidade de Trier, a pedido do Ministério da Economia de NRW, coloca em foco 690 firmas sediadas no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália (NRW), onde um dos "Campeões Escondidos na Alemanha" é o bilstein group, com sede em Ennepetal desde 1884.

A análise foi efetuada nas empresas cotadas como líderes mundiais ou europeias no seu setor e faturação anual até cinco mil milhões de euros, mas que são relativamente desconhecidas do público. E, além de considerar o grupo que integra as marcas febi, SWAG e Blue Print como um dos 690 "Campeões escondidos na Alemanha", a Universidade de Trier elogia ainda os seus resultados, considerando-os como promissores.

Para isso contribuem os seus indicadores, muito acima da média ao nível de número de funcionários, experiência (idade) e faturação. Com 178 anos de história, o bilstein group tem mais do dobro da experiência das empresas indicadas no estudo, em média nos 85 anos. E no número de funcionários a diferença está em quase 100%, já que o especialista em componentes emprega 2100 funcionários contra um registo ponderado de 1370. Ainda mais evidente é a diferença na faturação, já que os 658 milhões obtidos pelo bilstein group são mais do dobro dos 265 milhões gerados em média pelas empresas incluídas nesta investigação.

"Tornar visíveis as conquistas dos campeões escondidos"

Jan Siekermann, Diretor Executivo do bilstein group, reconhece a importância deste género de iniciativas como um "um sinal importante de que o governo está a tornar visíveis as conquistas dos campeões escondidos". O responsável considera também que este estudo pode "ajudar a mostrar às pessoas de NRW que as regiões rurais, em particular, têm uma vasta oferta de empregadores de sucesso."

Esta diferenciação positiva a nível regional é também destacada pelo bilstein group. Jan Siekermann assinala que "como empresa, focamo-nos em primeiro lugar nos concorrentes diretos na nossa indústria", mas recorda que "o estudo mostra-nos que também pertencemos ao grupo de topo na Renânia do Norte-Vestfália. Vemos isto como uma confirmação da nossa estratégia de longo prazo, que não pretende um sucesso rápido, assentando antes num crescimento constante baseado numa fundação económica estável".

Veja aqui o estudo completo com os Campeões Escondidos da Alemanha, onde se inclui o bilstein group.