Familiares compactos a combustão: conheça a oferta para 2025

Apesar da ofensiva dos SUV, as berlinas e hatchbacks de segmento C com motores de combustão, ou eletrificadas (sinal dos tempos), não desapareceram e continuam em comercialização. Conheça algumas das propostas que ainda vão estar disponíveis em 2025.

Antes da chegada dos SUV, as berlinas compactas dominavam o mercado automóvel europeu, tendo com principais referências o Volkswagen Golf, Renault Mègane, Opel Astra, Peugeot 307 ou Ford Focus, entre outros.

Com a mudança na preferência dos consumidores europeus por viaturas com maior altura ao solo, posição de condução mais elevada e visual exterior a procurar fazer uma aproximação aos veículos de todo-o-terreno, cuja expressão também caiu drasticamente devido à fiscalidade e às emissões, o segmento C perdeu o seu protagonismo. No entanto  ainda existem resistentes equipados com motores de combustão, que vão continuar no mercado em 2025. Depois disso é uma incógnita.

Premium

No subsegmento C premium, marcas como a Audi, BMW e Mercedes-Benz davam poucas hipóteses à concorrência. O Audi A3 continua disponível nas diferentes carroçarias: Sportback de cinco portas, Limousine de quatro portas e mesmo numa versão mais radical, denominada A3 allstreet.

O Audi A3 é proposto em motorizações a gasolina com 116 cv ou 150 cv e numa diesel com 150 cv. A oferta compreende ainda duas opções PHEV com 204 cv e 272 cv. A gama é complementada pelas versões desportivas S3 e RS3 com 333 cv e 400 cv, respetivamente. Preços começam nos 32 008 euros.

A BMW também não abandonou o segmento, estando representada com o Série 1, disponível a partir de 33 500 euros. Esta berlina compacta é proposta com motorizações a gasolina com 112 cv, 170 cv, 218 cv e 300 cv, além de uma diesel com 163 cv.

A Mercedes-Benz, por seu lado, também continua a disponibilizar o Classe A, nas versões hatchback de cinco portas e limusina de quatro portas, equipadas com motores a gasolina com 163 cv, 306 cv e 421 cv, diesel com 116 cv ou 150 cv, e numa PHEV com 218 cv. Os preços começam nos 38 650 euros. A gama inclui igualmente duas variantes desportivas Mercedes-AMG A35 e A45 S com 306 cv e 421 cv, respetivamente.

A hegemonia germânica no segmento é desafiada pela DS e pela Mazda. A marca francesa propõe o DS 4 que está disponível em motorizações a gasolina e diesel com 130 cv, híbrida suave de 48V com 136 cv e híbrida plug-in com 225 cv. Preços começam nos 37 780 euros.

Igualmente presente neste subsegmento está o Mazda 3, comercializado com carroçaria hatchback de cinco portas ou berlina de quatro portas, estando disponível a partir de 35 200 euros. Este modelo é proposto numa única motorização a gasolina 2.0 e-Skyactiv X com 186 cv, que pode ser associada a uma caixa manual ou automática de seis velocidades.

Generalistas

Do lado das marcas generalistas, um dos modelos com maiores tradições no segmento, o Renault Mègane, deixou de estar presente, já que a nova geração é exclusivamente elétrica. A Citroën, por seu lado, não abandonou o segmento, continuando a comercializar as versões térmicas do C4, com motorizações híbridas suaves com tecnologia de 48V com 100 cv e 136 cv, mas a oferta diesel desapareceu. O Citroën C4 tem um preço de venda ao público a partir de 28 815 euros.

Apesar dos anúncios sucessivos do seu desaparecimento, a verdade é que o Ford Focus continua em comercialização no mercado nacional. A mais recente geração foi lançada em 2018 e renovada no final de 2021. Este modelo é proposto em duas motorizações, sendo uma delas a gasolina 1.0 EcoBoost com tecnologia microhíbrida de 125 cv e uma outra diesel 1.5 TDCi com 115 cv. Os preços começam nos 32 709 euros. Existe ainda uma versão mais desportiva, denominada ST, equipada com motor 2.3 EcoBoost com 280 cv.

A Peugeot também mantém a sua presença com o 308, que está disponível a partir de 30 265 euros, sendo proposto em duas motorizações térmicas a gasolina e diesel com 130 cv, uma híbrida suave com tecnologia de 48V com 136 cv e uma híbrida com bateria recarregável externamente (PHEV) com 180 cv.

Outra das referências do segmento C é o Opel Astra, que partilha a plataforma e as motorizações com o seu “primo” francês Peugeot 308, mas no mercado nacional adiciona a híbrida plug-in com potência combinada de 225 cv. Os preços começam nos 27 905 euros.

Asiáticos

Como seria expectável, as marcas japonesas e sul-coreanas também mantêm a sua oferta neste segmento de vocação mais familiar. A Honda, por exemplo, está presente com um modelo com um longo historial, o Civic, que na geração atual deixou de ser verdadeiramente um compacto devido ao comprimento exterior de 4,55 metros. Este modelo é comercializado apenas numa motorização híbrida a gasolina de 2,0 litros com 184 cv e preço a partir de 45 250 euros.

Outra das referências do segmento é o Corolla, que regressou ao mercado em 2019 em substituição do Auris. Este modelo mantém-se fiel à tecnologia híbrida que é apanágio da Toyota desde 1997. O Corolla tem um preço de venda ao público a partir de 29 270 euros, estando disponível com um motor a gasolina de 1,8 litros com 140 cv ou de 2,0 litros com 200 cv.

Passando aos sul-coreanos, a Hyundai faz-se representar pelo i30, que atualmente é proposto no mercado nacional apenas motorização a gasolina de injeção direta 1.0 T-GDI com 100 cv. Este modelo tem um preço de venda ao público a partir de 26 280 euros. Um pouco menos custa o “primo” Kia Ceed que está disponível, com campanha, a partir de 23 700 euros, beneficiando dos sete anos de garantia ou 150 mil quilómetros da marca. Este familiar vem equipado com o mesmo motor 1.0 T-GDI com 100 cv.

Grupo Volkswagen

Um dos modelos mais emblemáticos do segmento é indiscutivelmente o Volkswagen Golf, que conta com uma carreira de 50 anos nas suas oito gerações e…meia. No capítulo mecânico, a entrada de gama é assegurada pelo bloco 1.5 TSI de 115 cv, que também está disponível com tecnologia híbrida suave de 48V com 115 cv ou 150 cv.

As versões desportivas recebem o bloco a gasolina 2.0 TSI, que desenvolve 265 cv no GTI, 300 cv no GTI Clubsport e 333 cv no R. A gama conta igualmente com motorizações híbridas com bateria recarregável externamente (PHEV) que oferecem uma potência combinada de 204 cv (eHybrid) ou 272 cv (GTE). Preços começam nos 29 372 euros.

Com base na mesma plataforma MQB do Volkswagen Group, a Seat propõe o Leon que está disponível em motorizações a gasolina de 1,5 litros com 115 cv, diesel de 2,0 litros com 115 cv ou 150 cv, híbrida plug-in com 204 cv. O preço do Seat Leon começa nos 31 589 euros.

A Cupra também tem a sua própria versão do Leon, que recentemente recebeu uma atualização, designadamente ao nível do estilo exterior, com a adoção dos novos logos da marca faróis em LED Matrix de formato triangular redesenhados e uma grelha mais larga. Na parte traseira, os farolins também foram revistos e logo Cupra surge iluminado. No capítulo mecânico, o Cupra Leon distingue-se pelas motorizações mais musculadas que incluem um 1.5 Turbo com tecnologia híbrida suave de 48V com 150 cv e dois híbridos plug-in com motor turbo de 1,5 litros com 204 e 272 cv. Este modelo está em comercialização com preços a partir de 36 640 euros.

A Skoda está representada no segmento pelo conhecido Octavia, que está disponível a partir de 31 066 euros. No capítulo mecânico, a marca aposta no bloco de 1,5 litros com injeção direta que oferece níveis de potência de 116 cv ou 150 cv (não eletrificado e micro-híbrido), além de duas motorizações diesel de 2,0 litros com 116 cv e 150 cv.

A marca checa conta igualmente com um modelo mais acessível, Scala,proposto a partir de 27 758 euros, equipado com motor 1.0 TSI com 116 cv.