A nova geração do Volkswagen Passat vai estar disponível apenas com carroçaria station-wagon, desaparecendo a tradicional berlina. Curiosamente, o novo Skoda Superb, que partilha a mesma plataforma, será proposto em ambas as carroçarias.
A Volkswagen vai deixar de ter a carroçaria berlina na gama Passat, continuando a disponibilizar apenas a Variant (station-wagon) quando a nova geração for lançada em setembro. A informação foi confirmada oficialmente pelo próprio CEO da marca de Wolfsburgo Thomas Schäfer em declarações ao Automotive News Europe.
De acordo com o responsável máximo da Volkswagen, foi tomada a decisão de acabar com a berlina, apesar de ter sido a mais vendida no seu segmento no ano passado. Thomas Schäfer acrescentou que o novo modelo não será feito em Emden, na Alemanha, porque a produção foi deslocalizada para Bratislava, na Eslováquia. O fabrico da anterior berlina terminou em janeiro de 2022.
A produção do Skoda Superb, que partilha a plataforma com o Passat, também será transferida de Kvasiny (República Checa) para a mesma fábrica de Bratislava. Curiosamente, este modelo vai continuar a ser proposto nas duas carroçarias - berlina e station-wagon - estando a comercialização prevista para perto do final do ano. Em 2022, o Superb foi o segundo modelo mais vendido do segmento, atrás do Passat.
Oferta tem vindo a diminuir
O Passat berlina é mais um dos modelos de segmento C que têm vindo a desaparecer do mercado europeu. Outros modelos como o Opel Insignia e o Ford Mondeo tiveram o mesmo destino. O Peugeot 508 foi recentemente atualizado, o que significa que a sua vida se irá prolongar durante mais algum tempo. Por outro lado e apesar da sua idade, o Mazda6 ainda se encontra à venda.
LEIA TAMBÉM
Será desta? Volkswagen decretou o fim da produção do Passat Sedan
Embora o Passat berlina tenha deixado de existir, a Volkswagen ainda comercializa o Arteon como um substituto com uma silhueta mais esguia, complementado por uma carrinha, denominada Shooting Brake.
Thomas Schäfer refere que a nova geração do Passat foi desenvolvida pela Skoda, afirmando ao Automotive News Europe que isto ilustra a forma como as marcas do grupo estão a trabalhar mais proximamente do que no passado, mantendo, no entanto, a independência e a identidade através diferentes linguagens de design.