A Bentley vai regressar ao circuito de Le Mans para participar numa corrida para automóveis clássicos e vai procurar repetir o sucesso alcançado em 1929 com uma réplica fiel do modelo original. Primeiros testes em Goodwood foram um sucesso.
A Bentley vai participar este ano em três corridas com o Blower Continuation, um modelo baseado no Team Car #2 que competiu em Le Mans há 93 anos.
A réplica do 1929 4½-litro do Team Car #2 - o Bentley mais famoso do mundo, e um dos ícones da Bentley Heritage Collection - foi construída manualmente utilizando uma combinação de dados modernos digitalizados a laser e desenhos originais, retirados do modelo original.
Assim, mais de nove décadas depois ter competido em Le Mans, o Car Zero assumirá o design original do Blower e irá competir para vencer - inclusivé no Circuit de la Sarthe, tornando-se o primeiro carro de fábrica da Bentley a participar no Le Mans desde a vitória do Speed 8 em 2003.
"Ao competir com o Blower Car Zero, vamos por à prova a performance, a autenticidade e a durabilidade da nossa Continuation Series, ao participar na competição original, e vamos dar aos nossos clientes a confiança de que também eles podem levar os seus automóveis de continuação para a pista", comentou Paul Williams, Diretor Técnico da Mulliner.
As necessárias alterações
A Bentley teve de fazer algumas modificações para o Blower Continuation poder participar nas corridas, mas foram mínimas e todas relacionadas com a segurança. Entre elas destaque para a a instalação de luzes de chuva, espelhos retrovisores laterais, pontos de reboque, um extintor de incêndio e um interruptor de isolamento da bateria. O automóvel também possui agora um Passaporte Técnico Histórico (HTP), que certifica a aptidão do carro para competir em eventos autorizados pela FIA para veículos históricos.
Para preparar a sua estreia nas corridas, o Blower Continuation Car Zero cumpriu recentemente um teste de resistência de seis horas no circuito de Goodwood. O carro registou uma prestação positiva durante todo o teste, tendo percorrido 612 quilómetros e atingido uma velocidade média de 134 km/h.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_005-1.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Bentley-Blower-Continuation-galeria_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Blower-Car-Zero-Race-Test_001.jpg]"Já testámos a qualidade da engenharia dentro do automóvel, completando um duro teste de várias horas sob o ritmo de corrida em Goodwood, e está agora na hora de o automóvel ser testado numa corrida real", explica Paul Williams.
"Vamos agarrar os ensinamentos deste programa de corrida e aplicá-los à próxima Speed Six Continuation Series, para a qual o primeiro automóvel de engenharia está agora em construção".
Três provas e quatro corridas
A Bentley vai inscrever o Blower Continuation em três provas: Donington Park, Reino Unido, 29-30 de abril; Le Mans, França, 29 de junho - 3 de julho (duas corridas); Spa, Bélgica, 28-30 de setembro.
LEIA TAMBÉM
Nos 70 anos do JAS 949. Bentley recria o icónico Grand Tourer de 1953
Os pilotos para o programa de corridas serão anunciados em breve, estando prevista a participação de alguns jornalistas do setor automóvel com experiência em automobilismo, bem como pilotos profissionais de corridas.