Com o dia da corrida - 27 de junho - a aproximar-se a passos largos, a Bentley mostra a versão final do seu Continental GT3 Pikes Peak, com o qual pretende arrebatar mais um recorde de subida à famosa rampa norte-americana com o mesmo nome. Desta feita, impulsionada por bio-combustível.
Depois da apresentação da versão inicial do Continental GT3 Pikes Peak, a Bentley desvenda, agora, o carro, já com as "vestes" finais, com que se prepara para atacar a prova norte-americana.
Com o momento decisivo agendado para 27 de junho, o novo carro de competição da marca britânica cumpriu já três sessões de treino dinâmicas, utilizando o bio-combustível com que avançará, este ano, para Pikes Peak. E que, defende a Bentley, consegue garantir uma redução de até 85% nas emissões de gases de efeito de estufa.
Recordar que o Bentley Continental GT3 Pikes Peak recorre a uma versão trabalhada do V8 4.0 litros biturbo, a debitar 760 cv de potência e 1000 Nm de binário, ao nível do mar. Sendo que o fabricante garante que o bloco tornar-se-á ainda mais potente, para o momento da corrida.
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Quanto às alterações operadas no bloco V8, a marca britânica revela que foram introduzidos novos pistons e bielas, além um novo colector de admissão em fibra de carbono reforçado, de forma a poder funcionar com uma pressão de alimentação mais elevada.
A par disto, também os colectores de escape passam a ser unidades Akrapovic feitas à medidas, através da impressão em 3D, permitindo a utilização de um conjunto de turbocompressores maiores e com wastegastes externos. O próprio sistema de escape é, também, muito curto, com as saídas a ficarem logo após as rodas dianteiras.
A Bentley também instalou um sistema de arrefecimento secundário, na parte traseira do escape, com entradas de ar a substituírem os vidros traseiros, canalizando, assim, o ar através de um radiador. E que depois sai por condutas na tampa da bagageira.
Quanto à transmissão, é uma solução tradicional de competição, desenvolvida pela Bentley, embora rodando num lubrificante especialmente elaborado, sendo que, o eixo de transmissão traseiro, é agora mais grosso, para maior resistência e duração.
Igualmente ajustado, em função do traçado de Pikes Peak, foi o chassis, o qual passa a apresentar uma curvatura negativa significativamente mais reduzida em ambos os eixos, além de com molas mais macias e barras estabilizadoras para permitir maior movimento da carroçaria. Maximizando a transferência de peso, para melhor travagem. Esta última, garantida através de travões refrigerados a água, para lidar com as condições existentes em Pikes Peak.
Finalmente, novidades, também, na aerodinâmica, graças à qual o Continental GT3 Pikes Peak passa a gerar, graças ao novo kit aerodinâmico, mais 30 por cento de downforce ao nível do mar, sem afectar o equilíbrio aerodinâmico dianteiro/traseiro.
Na traseira, a maior asa traseira já instalada num Bentley, surge associada a um difusor não menos impressionante, embora com o equilíbrio salvaguardado também graças ao impressionante pacote aerodinâmico da frente.
O novo Bentley Continental GT3 Pikes Peak apresentar-se-á à partida, no dia 27 de junho, com a decoração preta e dourada da Roger Clark Motorsport e com o já três vezes campeão de Pikes Peak, Rhys Millen, ao volante.
Recorde-se que a Bentley quer fixar um novo recorde na rampa norte-americana, como forma de garantir a 'Triple Crown' de Pikes Peak. Isto, depois de já ter fixado, com o Bentayga W12, o recorde para o SUV de produção mais rápido em Pikes Peak, e, com o Continental GT W12, o recorde de automóvel de produção mais rápido a subir a montanha.