Até aqui o modelo porta-estandarte da hiper-exclusiva e hiper-luxuosa Bentley, o Mulsanne começa a apresentar as suas despedidas, após de mais de uma década de bons serviços. Momento que o fabricante de Crewe faz questão de assinalar, com a apresentação do penúltima unidade, e a promessa de uma última e muito especial unidade... ainda por desvendar.
Apresentado, pela primeira vez, durante o Concurso de Elegância de Peeble Beach de 2009, o Mulsanne termina, assim, a sua missão de mais de uma década, e com mais de 7.300 unidades entregues. Sendo que, entre estes, consta uma variante, ainda mais exclusiva e luxuosa, concebida pela Mulliner, dada a conhecer em 2012, além da uma outra versão, mais orientada para a performance, a que foi dado o nome de Speed. E que tinha como principal motivo de interesse, uma variante ainda mais potente do histórico V8 6.75 litros da Bentley, a debitar 537 cv de potência e 1.100 Nm de binário.
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Ainda durante estes mais de dez anos, referência obrigatória para a atualização promovida em 2016, com a qual o Mulsanne passou a exibir uma grelha frontal mais ampla, faróis actualizados, e interior actualizado também com um novo sistema de infoentretenimento. Alterações a que somou, ainda, o lançamento da variante mais longa do modelo, com mais espaço para os passageiros dos lugares de trás.
Já com o anúncio do fim da carreira do Mulsanne, a apresentação, em 2020, de uma edição especial e limitada, denominada 6.75 Edition by Mulliner, que, tendo como base a versão Speed, deu origem a apenas 30 unidades. Todas elas, naturalmente, com um nível de luxo e exclusividade, praticamente incomparáveis...
"O Mulsanne é o culminar daquilo que, nós, na Bentley, aprendemos ao longo de 100 anos de produção daqueles que são os melhores carros de luxo no mundo. Como porta-estandarte daquilo que tem sido a nossa gama, ao longo da última década, o Mulsanne garantiu o seu lugar na história da Bentley, enquanto nada menos que um verdadeiro ícone", afirmou já, através de comunicado, o CEO da marca britânica, Adrian Hallmark.
"Estou imensamente orgulhoso das centenas de designers, engenheiros e artesãos que ajudaram a dar vida ao Mulsanne, ao longo dos últimos dez anos. A partir de agora e à medida que começamos a definir, na Bentley, o futuro da mobilidade sustentável de luxo, através da implementação da estratégia Beyond100, a responsabilidade de ser o porta-estandarte da Bentley, passa para o Flying Spur", acrescentou.
Como curiosidade, vale a pena referir que, fabricar o Mulsanne, significou mais de 42 milhões de pontos de solda, assim como mais de um milhão de horas dedicadas apenas aos interiores em couro. Isto, sem esquecer as 90 mil horas a polir todas as unidades.
Entretanto, a Bentley anuncia agora a montagem dos dois últimos Mulsanne. A penúltima unidade, precisamente um elemento daquela que é última edição especial e limitada do Bentley Mulsanne, com uma pintura exterior de dois tons, a misturar o Rosa Gold com o Tungsténio. E que, diga-se, até já tem destinatário - um comprador residente nos EUA...
Ao passo que, o último, é... uma surpresa, que os responsáveis da Bentley pretendem manter, durante mais algum tempo.
Resta-nos, portanto, aguardar...