Concluindo uma pesquisa que se prolongou por três anos, a Bentley acaba de anunciar um caminho a seguir, visando a sustentabilidade dos motores elétricos, com os quais o fabricante britânico pretende avançar para o futuro. A aplicação, que passa pela reciclagem de ímanes de terras raras, processo nunca feito, terá a sua primeira aplicação em 2026.
Assumido o compromisso de passar a oferecer apenas veículos híbridos ou elétricos, até 2026, a Bentley vê, assim, na reciclagem de ímanes de terras raras, para utilização em motores auxiliares, a solução para levar a cabo este desafio.
Intitulado RaRE (Reciclagem de terras raras para máquinas eletrónicas), esta pesquisa apoia-se no trabalho concluído na Universidade de Birmingham, Inglaterra, no desenvolvimento de um método de extração de ímanes, a partir de resíduos de aparelhos eletrónicos.
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Com o seu projecto, a Bentley pretende ampliar esse processo e reaproveitar o material magnético extraído para produzir novos ímanes recicláveis para utilização em motores auxiliares específicos.
Além dos benefícios em termos de sustentabilidade, o RaRE proporcionará também, segundo a marca britânica, formas de minimizar a complexidade do fabrico destes motores. Isto, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento da cadeia de suprimentos do Reino Unido para produção em grande escala e componentes de baixo volume.
"À medida que aceleramos na nossa jornada para a eletrificação, oferecendo apenas veículos híbridos ou elétricos até 2026 e totalmente elétricos até 2030, é importante que nos concentremos em todos os aspetos da sustentabilidade do veículo, incluindo métodos sustentáveis de obtenção de materiais e componentes", comenta o membro do Conselho de Engenharia da Bentley Motors, Matthias Rabe, garantindo que "o RaRE promete uma mudança radical na reciclabilidade elétrica, sendo uma fonte para motores de baixa tensão, produzidos à medida para uma série de aplicações diferentes, e estamos confiantes de que os resultados fornecerão uma base para tipos de propulsão elétrica totalmente sustentáveis."
A Bentley refere, ainda, que este estudo será executado em paralelo ao programa de pesquisa OCTOPUS, o qual visa desenvolver um eixo eletrónico integrado sem ímanes de neodímio, para suportar arquiteturas de veículos elétricos.