Bentley desenvolve motor elétrico inovador sem terras raras

Um inovador motor elétrico integrado num eixo que não necessita de um magneto produzido a partir de terras raras é o mais recente projeto da Bentley.

Um inovador motor elétrico integrado num eixo que não necessita de um magneto produzido a partir de terras raras é o mais recente projeto da Bentley. Esta tecnologia deverá ser aplicada no seu primeiro modelo elétrico, que chega em 2026.

A Bentley anunciou a participação num novo projeto de pesquisa que tem o objetivo de transformar os motores elétricos e eliminar a necessidade de utilização de um magneto produzido a partir de terras raras.

Intitulado OCTOPUS (Optimised Components, Test, and simulatiOn, toolkits for Powertrains which integrate Ultra high-speed motor Solutions), o projeto é financiado pelo departamento britânico para veículos de baixas emissões e será conduzido em parceria com a Innovate UK.

LEIA TAMBÉM
Pandemia vai acelerar eletrificação, afirma patrão da Bentley

O projeto vem na continuação de uma investigação que durou 18 meses, cujas conclusões indicam que o sistema de tração elétrico proposto oferece um melhor rendimento do que os mais recentes motores magneto permanentes.

Além disso, não exigem magnetos de terras raras nem bobinas de cobre, sendo mais barato de produzir e reciclável no final do seu ciclo de vida útil.

Estreia em 2026

O projeto OCTOPUS da Bentley vai utilizar um design inovador que inclui dois motores elétricos, gestão eletrónica e uma transmissão, assim como materiais de nova geração e processos eficientes de construção.

O objetivo é a produção de um eixo elétrico que oferece níveis únicos de integração na arquitetura de veículos elétricos e níveis "revolucionários" de prestações.

De acordo com as previsões da Bentley, o novo motor elétrico está preparado para ser utilizado em veículos de produção, a partir de 2026. Curiosamente, é o mesmo ano em que será lançado o primeiro automóvel elétrico da Bentley.