Procurando assinalar os 70 anos daquele que foi um dos grand tourer mais icónicos na sua já longa história, a Bentley Motors acaba de desvendar a reinterpretação moderna do ainda hoje deslumbrante JAS 949. Recriado com base no Continental GT Azure... mas para prazer interno.
Recriado pela divisão de personalização da Bentley, a Mulliner, este novo Continental GT Azure presta, assim, homenagem a um dos ícones de estilo mais importantes na história da marca de Crewe, o JAS 949, e que é também um dos únicos 208 automóveis R-Type Continental alguma vez fabricados.
Numa altura em que o histórico grand tourer comemora 70 anos sobre o seu lançamento, a Bentley dá a conhecer mais uma edição muito especial do já conhecido Continental GT Azure, neste caso, a procurar replicar aquela que era a especificação original do modelo de 1952 que foi também, à época, o sedan de luxo de quatro lugares mais rápido do mundo. E cujas principais linhas de design, recorda o fabricante, serviram de inspiração para a primeira geração (2003), precisamente, do modelo que agora o homenageia.
Sobre esta nova reinterpretação, que esteve a cargo do Mulliner's Personal Commissioning Guide, a porta de entrada para as personalizações ilimitadas, começou por receber uma pintura aplicada à mão na cor Old English White, uma recriação fiel da tinta utilizada na década de 1950. Conjugada, nesta nova proposta, com cromados brilhantes, incluindo uma grelha de matriz à imagem da estreada no JAS 494.
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Já no caso das rodas, diferenças assumidas, com o grand tourer de 1952 a não ir além das 16" nas jantes, enquanto o Continental GT Azure exibe umas bem mais generosas jantes de 22". Ambas, no entanto, com o mesmo acabamento preto polido à mão.
Passando à cabina, vários detalhes em couro Cricket Ball, material que imita a cor original do couro do JAS 949, enquanto os bancos apresentam um debrum de couro Beluga aplicado à mão, o tablier exibe um laminado Burr Walnut de poros abertos e pintado com apenas três camadas ultrafinas de verniz aplicadas à mão, aplicações cross banding e, a terminar, acabamentos com a silhueta do R-Type Continental aplicada no folheado da fáscia e nas soleiras das portas.
Relativamente ao propulsor e enquanto o JAS 949 exibia um seis cilindros em linha de 4.566cc, a debitar 153 cv de potência (o protótipo OLG 490, carinhosamente apelidado de Olga, começou por anunciar apenas 140 cv...), mas ainda assim capaz de atingir mais de 185 km/h, com acelerações dos 0 aos 100 km/h em 13,6 segundos, o novo Continental GT Azure recorre a um bem mais moderno V8 TSI com 3.996cc, a debitar 550 cv de potência.
Conjugado com uma caixa automática ZF de dupla embraiagem e oito velocidades, além de um sistema de tracção às quatro rodas ativa (já o JAS 949 recorria, pelo contrário, a uma transmissão manual de quatro velocidades, com tracção apenas nas rodas traseiras), este V8 permite-lhe não só atingir os 318 km/h de velocidade máxima, como uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos.
Encontro num local igualmente emblemático
Entregue ao seu primeiro proprietário, o Dr. Rowland Guenin, residente na Suíça, em dezembro de 1953, o JAS 949 faz hoje parte da Heritage Collection da Bentley, o que permitiu a reunião entre os dois modelos, para a sessão fotográfica que aqui mostramos, realizada junto a um edifício da capital inglesa que é, também ele, uma reinvenção do século XXI, de um ícone dos anos 50 - o Battersea Power Station no sul de Londres.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/BentleyJAS949_soleira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/BentleyJAS949_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/BentleyJAS949_grelhaB.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/01/BentleyContGTAzureJAS949_farois.jpg]Contudo e se está já a sonhar com a possibilidade de garantir, uma única que seja, desta edição tão especial Bentley Continental GT Azure, esqueça; trata-se de uma criação única e apenas para deleite da própria marca. Além de alguns, poucos, felizardos, que vão agora ser convidados a conduzir, não apenas o novo Azure, como também o "velho" JAS 949...