Após anunciar o lançamento de cinco eléctricos entre 2025 e 2030, a Bentley irá começar em breve a testar o primeiro destes modelos. O design deste modelo totalmente novo está quase concluído e, garante desde já o fabricante, será fiel aos pergaminhos da marca.
O Bentley Bentayga híbrido plug-in foi o primeiro Bentley a ser electrificado, em 2018. Sendo que, não demorou muito para que outros modelos da marca de Crewe se seguissem.
Em 2020, foi finalmente anunciado o lançamento do primeiro carro totalmente eléctrico da marca de Crewe, parte integrante da estratégia de sustentabilidade Beyond100.
Entretanto, num Webinar de negócios da Autocar, o CEO da Bentley revelou que este novo modelo começará a ser testado, lá mais para a frente neste ano. Adrian Hallmark afirmou ainda que o design exterior está a 80-85%, restando à marca "aperfeiçoar aquilo que já foi decidido".
Quanto ao interior, está numa fase ainda mais avançada e, como é apanágio da Bentley, irá focar-se no luxo.
LEIA TAMBÉM
O mais dinâmico de sempre. Bentley Continental GT Speed já à venda
Hallmark acrescentou que a Bentley não irá encurtar plataformas. Ainda assim, a luta pela eficiência aerodinâmica poderáresultar em Bentleys um pouco mais estreitos do que os actuais.
Também é provável que a grelha seja totalmente fechada, por exemplo, replicando, assim, uma de várias soluções estéticas habituais nos eléctricos de hoje em dia.
Apesar de falar de um modelo mais aerodinâmico do que a gama actual, o CEO deixa bem claro: "vai ter o aspecto de um Bentley, emanar as sensações de um Bentley e ter a performance de um Bentley".
Para diferentes segmentos do mercado
A Bentley afirma já ter, igualmente, designs para os quatro eléctricos seguintes, os quais poderão ter diferentes posicionamentos no mercado.
Os modelos actuais estão concentrados numa faixa de preço bastante estreita e Hallmark explicou que "gostava de descer ou subir [os patamares de preços], para explorar mais o potencial da marca".
Esta ideia sugere que poderemos vir a ter Bentleys um pouco mais acessíveis, mas também ainda mais caros.
Devido à tecnologia de ponta e autonomia substancial, este primeiro eléctrico da insígnia de Crewe deverá posicionar-se acima do actual Bentayga.
Preço e tipo de carregamento por definir
Em relação ao tipo de carroçaria, é provável que se trate de um SUV, mas ainda não há certezas.
A Bentley está ainda a estudar formas de carregamento que libertem o utilizador desta tarefa, seja por indução, ou com recurso a um robot.